Sonic Riders foi o título do ouriço lançado em fevereiro de 2006 prometendo muitas expectativas. É uma espécie de corrida com a utilização de pranchas futurísticas, verdadeiros "skates" voadores. O game trouxe um grupo novo de 3 personagens, além dos robôs. Foi um dos poucos jogos do Sonic também adaptados para PC (e ficou numa adaptação perfeita). Não recebeu as melhores notas por parte de reviewers, mas também não recebeu as piores.
Novidades
Sonic Riders traz toda a velocidade de Sonic & Cia. num "novo" estilo de corrida: ao invés de usar os próprios pés, como em "Sonic R", ou carros, como em "Sonic Drift", Sonic Riders traz a ação com a utilização de pranchas futurísticas denominadas "extreme gears". Essas pranchas fazem com que o personagem não tenha contato direto com o solo, e corram flutuando. Quem se lembra da clássica cena de "De volta para o futuro" em que Michael J. Fox utiliza uma prancha por cima de um lago? É exatamente a mesma coisa...
Sonic Riders não traz muitos elementos novos, muito pelo contrário: os rings continuam sendo um componente essencial do jogo, bem como shields e itens secretos. Os anéis dessa vez têm duas utilidades: servem para evoluir temporariamente a prancha (a cada 30 anéis) e para prevenir os personagens de danos (o que acaba sendo indiferente, mesmo sem anéis dá na mesma). Entretanto, têm um papel fundamental pois de acordo com o número de anéis que você terminar cada fase, você fica com eles como crédito para comprar novas pranchas no "Shop". Mas, em cada fase só é possível pegar 100 anéis no máximo. Os itens (monitores) possuem um papel fundamental: se você pegar o shield de 100 anéis (há 1 em cada fase), você evolui sua prancha sem precisar se preocupar em pegar anéis. Além disso, há invencibilidade, proteção, bomba (que derruba todos pelo caminho), Speed Shoes, dentre outros.
As fases são simples e possuem variados caminhos, alguns secretos. O jogo trabalha com o conceito de Sonic Heroes, dividindo os personagens em "Speed", "Power" e "Fly". Cada qual tem suas habilidades próprias e segue caminhos próprios, especialmente feitos para o personagem. Voltemos um pouco com a idéia das pranchas. Não há apenas uma prancha para cada personagem. Também existe um "Black Market" - denominado "Shop" - em Sonic Riders, sendo possível comprar outras pranchas com o número de anéis que você tem acumulado.
O interessante das corridas é que você não precisa acelerar. A aceleração é automática, o que exige até uma certa adaptação, pois é estranho jogar um game do Sonic em que você não precisa comandar o personagem. Sua função é apenas desviar de obstáculos. Existem duas habilidades centrais: o boost e os pulos. Os pulos são úteis para você iniciar uma seqüência de manobras ou para simplesmente chegar a um "grind", por exemplo, com os personagens de Speed. O boost dá uma acelerada no personagem, usado para gerar dano nos oponentes ou simplesmente ganhar um fôlego e abrir distância.
No entanto a coisa não é assim tão simples! As pranchas precisam ser reabastecidas com "ar" e cada prancha possui um Air Tank (uma barra que exibe o quanto você tem de ar). À medida que se corre, quando se usa o freio ou boost, gasta-se mais ar que o normal. Ao final, se o personagem ficar sem ar, ele tem que correr a pé, o que é muito lento e precisa reabastecer. E isso se dá de dois modos: no Pit ou fazendo manobras. O Pit é inviável porque faz você perder muitos anéis, por isso a melhor coisa é fazer manobras. As manobras quase sempre são executadas após rampas ou num túnel de vento. Quanto mais você gira e mais movimentos diferentes você faz, você ganha uma maior nota à sua manobra (o maior rank é "X" e o menor é "C"). E é claro: quanto maior o rank, mais energia você ganha.
Cada personagem possui habilidades próprias de acordo com o nível da sua prancha dentro da corrida (lembrando que há 3 níveis, a cada 30 anéis). Assim que você usar o botão de aceleração/ataque, o adversário ao lado perderá todos os seus anéis e níveis, e você ganhará muito tempo... mas você pode ser surpreendido com uma distância imensa na segunda volta, e de repente ser atacado e terminar em quarto ou quinto também... há um ataque próprio para cada personagem em cada nível.
Vamos à tela de jogo (por GodLike):
Como vemos na tela do jogo ao lado, ela possui o marcador de anéis/argolas, em que indica no campo superior o total de anéis e no campo inferior o tanto que é necessário para conseguir evoluir a sua prancha. O marcador de tempo marca o tempo por volta. Ao lado direito temos o mapa da fase e uma barra que indica a sua quantidade de ar. Quando você estiver com pouco ar, esta barra ficará piscando e emitirá um som. Você precisa reabastecer urgentemente! No canto inferior direito temos o marcador de velocidade. E no canto inferior esquerdo temos a colocação do jogador, a volta (x/3, onde x é a sua volta atual) e o seu melhor tempo dentro da corrida presente.
Os modos de jogo
Sonic Riders possui o seguinte menu: Game Start (que contém os modos de jogo), Extra (com alguns vídeos, tutorial dos produtores, trilha sonora e o tempo das fases) e Options, com ajustes básicos como controle, idioma, dentre outros. É recomendável antes de começar a jogar o game dar uma assistida ao tutorial. No menu Game Start, acessamos os modos de jogo:
Normal Race: aqui estará disponível todas as pistas que você liberou no modo Story, em que você faz uma corrida direta com qualquer personagem. Pode-se dizer que é o "Free Run" do game. Este modo se subdivide em outros 3, tendo o Free Race (corra em qualquer pista escolhendo qualquer personagem, sem maiores pretensões), o Time Attack (corrida contra o tempo) e o World Grand Prix (campeonato que se divide entre o Heroes Cup e o Babylon Cup, vence quem fizer o maior número de pontos). Com exceção do Time Attack, as outras opções são para até 4 jogadores, no sistema disponível. É muito importante destacar que o World Grand Prix garante um rank para o jogador (Bronze, Prata ou Ouro), garantindo mais anéis (úteis para comprar pranchas), além de destravar alguns itens destraváveis.
Story Mode: é onde se desenrola a ação, que é narrada em cutscenes e que cada corrida possui um objetivo. Além do mais, cada corrida é feita com um personagem específico. Você pode seguir por dois lados: o Heroes (com os personagens heróis) e Babylon (com os novos personagens, que já já serão descritos com mais calma). O jogo é em geral rápido para se zerar. Um bom jogador termina tranqüilamente em pouco mais que uma hora.
Mission Mode: são 3 missões pré-estabelecidas para cumprir em todas as fases do jogo. Apenas para 1 jogador. Cada missão é ligada a um personagem Babylon: Storm (fácil), Wave (médio) e Jet (difícil). São ao todo 100 missões, dos mais variados tipos (vença a fase no tempo pedido desviando de obstáculos fixos, que nem o personagem Power derruba; colete o maior números de junks; pegue X vezes o grind; pegue Y vezes o Air Goal; seja mais rápido que o carro da polícia; dentre outros).
Inicialmente é disponível apenas as missões do Storm e 3 missões por fase. Após fechar 3 missões de uma fase, libera-se outras 2. Fechando as 5 missões, é liberado algum prêmio (uma prancha secreta). Para ativar a prancha secreta é preciso usar os junks coletados nas missões próprias que pedem junks. Mas só é possível ativar as pranchas, se você tiver terminado alguma outra fase... completada todas as missões de Storm, libera-se a de Wave. Completadas as de Wave, libera-se a de Jet, que é bem mais difícil e são menos missões.
Em cada missão você ganha uma medalha: para completar todas as missões e liberar destraváveis, basta ganhar bronze. Mas para liberar a prancha de Super Sonic será preciso ganhar medalha de ouro em todas as missões. E há missões em que é realmente difícil ganhar medalha de ouro.
Survival Mode: esse modo se subdivide em outros 2, tendo o Race Stage (pegue a Chao Emerald e passe pelos “portões” antes que o tempo acabe; mas não pense que é assim tão simples, toda hora alguém vai roubar a esmeralda) e o Battle Stage (você corre em pistas próprias, em que há alguns pontos coloridos no mapa, onde você pode pegar Power Ups. Depois disso, deve usar suas habilidades para bater nos personagens até derrotá-lo. É como um pega-pega, mas não pense que será fácil pegar os outros! Os power ups azuis dão defesa; os vermelhos dão ataque maior, aumenta o poder; os amarelos aumentam o seu ar; e os brancos dão item especial, como armas ou um ovo que vira um dragão que ajudará você a derrotar os adversários). Ambas as opções são para até 4 jogadores, onde disponível.
Tag Mode: esse é um modo perfeito para 4 jogadores. São formadas 2 duplas, e cada uma compartilha da mesma barra de Air. A corrida fica bem emocionante, mas também confusa!
Shop: é o "Black Market" do jogo, com um chao e tudo, aqui que você compra novos veículos, que não se resumem apenas a pranchas, existem também motos, tênis e outros veículos. Até a moto do clássico Hang On faz sua presença! E é aqui que você compra uma prancha especial do Super Sonic, após conseguir medalhas de ouro no Modo Mission.
Enredo
Tudo começa quando Sonic e sua turma estão em Metal City em busca de uma esmeralda, com Tails usando uma espécie de radar para encontrá-la. Quando eles estavam bem perto, eis que um trio aparece voando usando pranchas de alta velocidade e um deles com a esmeralda em mãos. Knuckles consegue golpear um deles, e sua prancha cai. Tendo em vista que seria complicado alcançá-los, Sonic pega a prancha e sai em busca do desconhecido personagem que tem a esmeralda em mãos. Porém, ele não tinha muita experiência com o veículo, e acaba derrotado.
Os membros dessa gangue são os únicos restantes do povo da Babilônia, e estão sendo usados por Eggman para descobrir um antigo tesouro de seu povo. Por isso, o gorducho os “contrata” para uma corrida contra Sonic e sua turma para ver quem ficará com as 7 esmeraldas e, assim, ver o que têm de tão valioso no povo babilônio. Eggman anuncia então na TV uma competição em busca das esmeraldas. Tails aproveita a prancha caída para desenvolver modelos exclusivos para ele, Sonic e Knuckles poderem competir no "The Ex World Grand Prix". E assim inicia uma super disputa em busca das esmeraldas e da vitória! Ao final, todos terão que enfrentar o terrível Babylon Guardian.
Personagens
Sonic Riders segue a trilogia de Sonic Heroes no que diz respeito à divisão dos personagens: em Speed, Fly e Power.
Speed: Velocidade e movimentos mais radicais são a especialidade deste tipo de personagem e, claro, nosso querido ouriço está aqui. Podem fazer grinds e, para isso, quando avistar um corrimão, aperte o botão de pulo e depois novamente o botão de pulo para se fixar no mesmo. Não solte o botão até o fim. Para passar para outro corrimão, faça o mesmo procedimento.Fly: Os personagens do tipo "Fly" podem pegar "círculos de velocidade" que cortam bastante caminho. Para usar a habilidade, basta ver um ponto em que existe a plaquinha "Fly", pular e depois segurar o botão de pulo (ou L no caso dos videogames) e ir controlando. L+baixo aumenta a altitude, e L+cima diminui a altitude. No caso de PC, segure o botão de pulo e use a seta para controlar a atitude (é como um manche de avião).Power: Use estes personagens para esmagar qualquer tipo de obstáculo em sua frente, seja uma parede, um carro ou até um trem! Muitos cenários têm muros que revelam grandes atalhos, fique esperto para não perdê-los. Não há a necessidade de apertar algum botão para usar as suas habilidades, basta tocar nos objetos para destruí-los. Além do mais, quanto mais obstáculos você acertar, ganha também de quebra um pouco de ar.
Os personagens do jogo são: Sonic (Speed), Tails (Fly), Knuckles (Power), Shadow (Speed - Shadow usa os seus próprios sapatos e é o único que corre pelo solo), Rouge (Fly), Eggman (Power), Amy (Speed), Cream (Fly). Há dois personagens robôs, inúteis: E-10000G (Power) e E-10000R (Speed). Há também três cameos: AiAi (Power), Ulala (Speed) e Nights (Fly). Por fim há os novos babylon rogues: Jet the Hawk (Speed), Wave the Swallow (Fly) e Storm the Albatross (Power).
O jogo é um dos poucos games do Sonic a contar com o Super Sonic. Para ativar o Super Sonic é preciso liberar uma prancha especial, ao se conseguir todas as medalhas de ouro no Modo Mission. Será liberada a prancha Chaos Emerald, com a qual você joga com o Super Sonic. Não chega a valer muito a pena. O Super Sonic na realidade não usa prancha, ele apenas vai correndo. Os anéis, é claro vão decrescendo, então é preciso ganhar e pegar de preferência o monitor de 100 anéis. O Super Sonic também tem a função boost, mas consome 20 anéis. Quando acaba os anéis, Sonic volta a usar uma prancha normal.
Os novatos Babylon Rogues compõe uma gangue guardião dos segredos da Babilônia. Eles serão usados por Eggman para o vilão conseguir as esmeraldas e desvendar os segredos da Babilônia. Vão atrapalhar o Sonic, mas não são vilões. Ao final acabam se acertando com o ouriço. Conheça um pouco mais de cada um:
JET THE HAWK: Uma águia verde super rápida, Jet é como um rival de Sonic dentro dos Malandros da Babilônia. Ele é o líder do trio e é conhecido como o “Lendário Senhor do Vento” por suas habilidades aéreas. Também carrega uma misteriosa caixa azul que foi passada pelos Antigos Babilônios, com alguns escritos secretos e que abre um portal para a primeira Extreme Gear. Sua prancha aérea Tipo J é muito usada para rivalizar Sonic na velocidade.
WAVE THE SWALLOW: Wave é uma andorinha roxa que serve como contraparte dos Sonic Riders, assim como Tails. Ela é a única fêmea no grupo e vê algo em Rouge. É a “Mecânica Engenhosa” e a mais experiente em Aparelhagem Aérea como Tails e Dr. Eggman. É uma excelente surfista aérea como seu pai que foi uma vez na Primeira Geração dos Malandros Da Babilônia. Sua prancha aérea Tipo W é excelente em ficar mais tempo no ar.
STORM THE ALBATROSS: Um poderoso, volumoso e esquentado albatroz, Storm é rival de Knuckles. É o braço-direito de Jet e a força dos Malandros Da Babilônia. Possui um temperamento agressivo e gagueja quando está confuso. Possui um corpo enorme e olhos assustadores e não é muito rápido. Ele surfa em sua prancha aérea Tipo S, que é a mais lenta, mas carrega um grande poder.
Comandos
Conheça abaixo os principais comandos do jogo:
Desvios: para se desviar ou fazer uma curva, basta usar o direcional ou as setas da direita ou esquerda. Não é necessário acelerar. Portanto, não precisa apertar para cima.
Air Boost: ganhe um fôlego extra, usando um turbo para ganhar impulso antes de uma rampa ou simplesmente para ultrapassar um personagem, ganhar distância ou ainda para usar uma de suas habilidades e acabar com a corrida do adversário. Para isso, basta apertar o botão de Air Boost bem na hora em que passar próximo a um adversário. O Air Boost consome muito ar, por isso só é aconselhável usar no nível 2 (+30 anéis) ou 3 (+60 anéis).
Air Slide: apenas fazer uma curva segurando para direita ou esquerda, certamente resultara numa bela trombada na parede. Para isso, como o game tem muitas curvas fechadas, é necessário usar o Air Slide, que é uma espécie de freio em que o personagem já desvia para um lado. Use o direcional para ajudar a completar a curva. Quanto mais você segura, mais o personagem freia. Após soltar, o personagem ganha um pequeno impulso. O Air Slide também consome muito ar, mas é necessário fazer sempre. O Air Slide pode ser para a direita ou esquerda.
Pulo: existe um botão relacionado ao pulo. Use este botão para desviar de algum obstáculo no chão. Basta dar um simples e rápido toque no botão, pois este botão é o mesmo que faz com que a prancha seja carregada e ao soltá-la faz ela dar um salto. Você usará isso não durante as fases, mas sim durante antes de entrar nas rampas, para poder fazer um salto grande e assim conseguir mais rank nas manobras).Brake: para simplesmente frear totalmente, segure o botão de Air Slide sem mover-se para algum lado.
Voar (personagens Fly): para voar, é necessário passar por alguma rampa específica e segurar o botão de Air Boost e não soltá-lo. Com ele segurado, use para cima ou para baixo como manche e pegue o máximo possível de anéis. O vôo é para ser usado em anéis aceleradores.
Grinds (personagens Speed): para deslizar por um grind (corrimão) é necessário ter um personagem Speed. Pule próximo ao grind e após pular, aperte novamente o botão de pulo para o personagem se fixar no grind. Para fazer um link (pegar outro gring em seguida) faça o mesmo procedimento.
Tornado: se algum personagem estiver muito próximo de você e você quiser evitar de sofrer algum dano, segure ao mesmo tempo os dois botões de Air Slide, e o personagem dará um Tornado, que sugará os personagens ao redor. Ele também consome muito ar.
Running: quando acabar o ar, o único jeito é andar. E aí é necessário usar também o botão para cima.
Manobras: para ganhar mais ar, use e abuse de manobras. Você pode fazer em dois lugares: nos túneis de vento, em que surgem algumas setas (desvie-se para o lado onde há a seta) e também após as rampas (Perform Tricks), utilizando os direcionais para todo lado (diversifique, use direta, esquerda, cima, baixo, quanto mais giros diferentes você der, mais rank você ganha).
Itens e elementos do jogo
Os elementos do jogo são:
Rampas: servem para você saltar de um local sem chão ou ainda para conseguir alcançar itens e passagens secretas. As rampas são de dois tipos: as super inclinadas e as de baixa inclinação. Para obter um maior impulso, e conseqüentemente, um melhor desempenho, siga as dicas abaixo:da um abaixo:
Rampas de alta inclinação: o segredo destas é antes de entrar nela segurar para baixo, um pouco depois segurar o botão de pulo e soltar os dois botões no momento em que estiver praticamente no limite da rampa (uma pequena faixa com cor diferente).
Rampas de baixa inclinação: nestas o segredo é segurar para cima antes de entrar nelas e um pouco depois segurar o pulo e depois soltar os dois botões no extremo da rampa (quando fica uma pequena faixa com cor diferente).
Shields: há 2 shields, como tem sido costume na série pós-Adventure: o shield comum, que apenas protege contra danos e o lightning shield, que além de proteger, atrai também anéis (perfeito para mudar de nível).
Automatic Trails: em todas as fases há algum bondinho ou alguma outra coisa que transporta automaticamente os personagens ou ainda algum caminho em que os personagens andam sozinhos, inclusive nas curvas. Nestes locais a tela apontará as flechas para a direita e esquerda. Segure ao mesmo tempo os botões da direita e esquerda para você preencher todo o ar. Isso é importante porque em todas as fases há um Automatic Trail. Observe onde está o da fase que você está jogando, para você dar uma abusada no Air Boost antes de chegar neles.
Atalhos dos personagens: em todas as fases há atalhos próprios para cada tipo de personagem. Assim, em todas as fases há atalhos para Power, Speed e Fly. Os atalhos podem ficar em lugar visíveis ou não (como por exemplo debaixo da cachoeira). Para localizá-los, basta prestar atenção nas placas indicadoras.
Obstáculos: em todas as fases há obstáculos como veículos, árvores, pedras, dentre outros. Qualquer personagem não Power acaba se esbarrando e dando uma pequena cambalhota no ar, mas sem perder anéis, ao encontrá-los, o que dá muita perda de tempo... já os personagens Power podem passar por eles direto.
Turbulência: quando há personagens na sua frente é comum a formação de uma turbulência ou túnel de vento. É literalmente um túnel de vento: forma-se uma corrente de ar em que o personagem é guiado sozinho. Nas turbulências as curvas são feitas automaticamente. A turbulência permite você aumentar o seu Air Tank, graças às manobras que são possíveis de se fazer nas mesmas. Nas turbulências é possível ainda acessar áreas secretas. Essas áreas ficam identificadas por uma longa flecha colorida em uma das direções. Basta mover-se a esta direção e você terá acesso à área secreta, cortando caminhos. Nem sempre é negócio ficar na turbulência, por isso, pode ser útil você sair dela. Para sair, você tem que dar um tornado (segurar os dois botões de freio).
Extreme Gears: é o nome dos objetos utilizados no jogo. É aquilo a que vemos referindo como "prancha" por uma questão de praticidade, mas que pode ser veículo (como o de Dr. Eggman) ou ainda motos especiais. Inicialmente cada personagem tem um extreme gear disponível. Cada extreme gear é própria para um determinado personagem: assim há extreme gears com configurações próprias para Speed, outras para Fly e outras para Power. É possível adquirir novas extreme gears de acordo com o progresso do jogo ou ainda comprando-as no "Shop". As extreme gears possuem quatro atributos:Dash: é a taxa de aceleração; quanto mais, mais rápido atinge-se a velocidade mais altaLimit: é a velocidade máxima; quanto mais, mais alta é a velocidade máximaPower: é o poder de manter a velocidade de acordo com o declive dos terrenos; quanto mais, diminui menos a velocidade em caso de subidasCornering: é a capacidade de fazer as curvas; quanto mais, mais fácil é fazer curvas fechadas
Level Up: como já foi dito várias vezes, a cada 30 anéis (30, depois 60), acrescenta-se um "level up" à prancha, adicionando um elemento a mais para cada atributo das extreme gears. Se você for atingido e perder os anéis, volta a zero.
Como funciona o jogo
No começo se estranha um pouco a jogabilidade do game, mas depois se acostuma facilmente. Sonic Riders acaba sendo um jogo fácil após um certo tempo de experiência. Todas as corridas começam com um contador de 5 segundos. Durante este contador, você não poderá atravessar a linha de largada, que é eletrizada com uma corrente que impede quem tenta "furar" a largada. Perde-se muito tempo, além de começar correndo com 0 quilômetro.
O jogo é muito veloz. As pranchas normalmente atingem 150 km/h, sendo que ao se usar o Air Boost pode-se aumentar ainda mais a velocidade. Ao longo das corridas, surgem vários obstáculos (próprios para os personagens Power), que deverão ser desviados pelos personagens comuns. O jogador tem que aprender quando às vezes é melhor ficar atrás e esperar surgir uma turbulência, para aproveitar e pegar um atalho. Às vezes quem está na frente é surpreendido por duas ultrapassagens, de personagens que aproveitaram algum trick de uma turbulência.
A todo momento tem-se alguém atrapalhando alguém. Por isso não fique bravo se a Amy passar e usar o seu martelo contra você ou dar um grande grito... isso será praticamente rotina e pode vir justo nas piores horas, como no World Cup, onde é fundamental ganhar as corridas. Sonic Riders é com toda certeza um game que possui "replay", aqui entendido na idéia de que após jogar pela primeira vez, estimula o jogador a jogar novamente, mesmo após zerar ou ganhar todas as medalhas de ouro. É um game que faz alguém perder tempo no Time Attack, apenas para melhorar sua performance.
Sonic Riders para PC
A adaptação para PC do game foi simplesmente a mais perfeita de todos os jogos do Sonic lançados para PC. Sonic Heroes possuía alguns bugs de câmera e Sonic Adventure DX nem se diga! Sonic Riders não. É raríssimo dar-se bug. O único bug é no modo 2 Players, onde realmente parece que o jogo não foi feito para 2 Players. Há bugs muito estranhos quando se tenta jogar em Multiplayer. No mais, a versão de PC foi muito bem adaptada, um trabalho de primeira da Sega. É possível fazer as seguintes configurações:
Resolução: 640x480 a 1024x768Full screen ou janela16 ou 32 bits de coresTaxa de frames (de 10 a 60)Anti-aliasingQualidade da textura (de baixo a alto)Idioma
Sonic Riders exige as seguintes configurações mínimas:
Microsoft Windows® 98SE, ME, 2000, XP ou VistaIntel Pentium® 3 ou AMD equivalenteClock de 1.0 Ghz ou mais256 MB RAM12x CD ROM Drive3.0 GB de HD Livre640 X 480 - 16 bits de coresDirectX® 9.0c
Configuração recomendada:
Intel Pentium® 4 running at 2.0 Ghz512 MB System RAM640 X 480 24/32 bit (True Color)
Eis as especificações da Sega, mas que não correspondem à realidade. Testamos o game em 16 bits de cores, com 15 fps, modo janela, num Pentium 4 HT 3.0, 512 MB DDR II, com placa de vídeo on board e o game ficou extremamente lento. Mesmo num PC equivalente com placa de vídeo off board, não é possível usufruir de todo o benefício do jogo. Grande parte da lentidão se deve ao efeito blur dos gráficos. O blug e alguns efeitos que deixam o jogo mais lento só pode ser tirado através do arquivo "config.ini" que fica na pasta "Data" do game (fonte: Amy Site):
Shadow = 0 (ponha 1 para aparecer sombra de baixo do personagem, ou 0 para não ter)Blur = 0 (ponha 1 para aparecer o efeito blur, desfocado, ou 0 para não ter o desfocado)
Infelizmente Sonic Riders para PC não foi lançado no Brasil, nem foi importado por alguma loja de expressão.
As pistas
O jogo possui inicialmente 6 "fases" com duas pistas cada (digamos que: existem duas pistas semelhantes no mesmo local). Vencendo-se uma a uma no modo Story "Heroes", libera-se a pista no modo Babylon. Assim, cada pista do jogo possui sua versão "Hero" e a sua "Dark", sempre mais difícil. Com o desenrolar do jogo libera-se mais uma pista: Digital Dimension, com sua equivalente Babylon Guardian. Após isso é possível destravar mais duas pistas: Sega Carnival e a sua equivalente Sega Illusion. As pistas são bem diversificadas e contam com vários atalhos e caminhos alternativos. Além disso, sempre possuem alguma curva muito fechada, o que exigirá equilíbrio e um bom controle por parte do gamer.
Metal City: Esta agitada cidade não possui muitos meios para ganhar mais velocidade, por ser um bocado curta. É uma pista muito fácil, própria para qualquer personagem. Possui duas áreas de atalho: logo após a primeira rampa, em cima e antes do Automatic Trail, onde é possível pulá-lo, seguindo por um caminho alternativo por cima. Para chegar a esse caminho, que ganha MUITO TEMPO, utilize a dica de segurar para baixo antes de terminar de subir a rampa, sempre segurando o Air Boost. Dica: logo no início, caso vá por baixo, mantenha-se exatamente no meio da pista. Mais à frente da grande avenida, há um cruzamento onde muitos carros passam, tome cuidado, se um vier bem na hora que você passar, é inevitável o atropelamento.
Night Chase: o cenário agora é noturno e a pista ganha mais obstáculos e também mais atalhos. O começo é bem diferente e você pode logo de cara seguir por cima ou por baixo. Seguindo por baixo, mantenha sua direita e fique de olho num atalho que será uma rua aberta. Mas será preciso fazer uma conversão de 90º. É uma pista um pouco difícil para qualquer personagem não Power, pois há muitas viaturas da polícia antes dos túneis.
Splash Canyon: Uma bela paisagem, cheia de vales e cachoeiras. Pode-se ganhar vantagem de várias maneiras, para todos os tipos de habilidade. Existem 2 pontos de grind, um no começo e outro logo depois da passagem pela cachoeira, e um atalho para personagens Power e Fly, no mesmo ponto. Há ainda um atalho logo após a primeira rampa, caso você pule bem alto. É uma fase relativamente fácil.
Red Canyon: Praticamente igual, tendo pouca mudança no começo e se passando no período da tarde. Logo no começo há uma área coberta, RECHEADA de vários atalhos (há caminho por cima, há grinds, há aceleradores, escolha aquele que você melhor se adaptar!).
Egg Factory: Fase relativamente fácil. Existem vários pontos onde pode-se conseguir vantagem, seja em altos pulos ou usando as habilidades específicas dos personagens. Cuidado com a parte da lava, sempre em cada volta há algum ponto sem lava. Passe por ele. Aproveite as rampas da fase para conseguir tirar pulos altos, pois sempre após cada rampa existe um caminho alternativo, que é muito mais rápido e estes caminhos sempre estão em cima. É uma fase perfeita para um personagem Power.
Ice Factory: Além da neve no cenário, existem mais corredores fechados. É uma das fases em que é mais fácil conseguir o monitor de 100 anéis. Ele fica localizado quase na parte final da pista, após o Automatic Trail. Existem ótimos caminhos alternativos nesta fase seguindo-se por cima, portanto, trate de treinar o pulo nas rampas. E se não for um personagem Power, cuidado com os robôs.
Green Cave: Uma das fases mais bacanas do jogo, essa floresta possui várias caminhos alternativos, fique atento. É uma das fases mais difíceis do jogo. Antes de completar uma volta, você vai passar por uma rampa. Se o seu pulo for baixo, você passará por um caminho que pegará uma teia de aranha e depois cairá num túnel. Mas se pular, pegará 3 teias de aranha e já vai direto para a linha de largada.
White Cave: As diferenças são bem grandes, com destaque ao visual, já que agora a fase conta com um pouco neve. O começo da fase possui alguns obstáculos, que são bem difíceis de desviar e convidativos para um personagem Power. Logo no começo há uma grande rampa de baixa inclinação, facílima de você dar o pulo máximo e seguir por um caminho alternativo por cima, bem mais rápido que os caminhos laterais em baixo. Cuidado com as pedras que ficam ao lado dos aceleradores de solo. Possui um atalho perfeito para personagens Power. É também uma das fases mais difíceis.
Sand Ruins: A fase do deserto é desafiadora e também cheia de caminhos alternativos. No começo, antes do super pulo na primeira rampa, existe um atalho para personagens Power que pode lhe dar uma enorme vantagem. Depois os atalhos aumentam para os personagens Speed e Fly. No começo de fase, pode-se seguir por um caminho mais reto ou ir direto para a esquerda. Antes da parte coberta, tome impulso para ir por cima. É uma fase ideal para personagens Speed.
Dark Desert: A grande diferença fica para a parte final, antes de completar a volta, o caminho é totalmente diferente e existe um atalho a mais para cada tipo de personagem. A fase se passa à noite. É negócio deixar todo mundo passar primeiro na primeira volta, para você pegar uma turbulência logo após os abismos iniciais, e assim pegar facilmente o monitor de 100 rings.
Babylon Garden: a pista mais difícil do jogo, composta por um cenário que lembra as Arábias. Há uma parte em especial que é dividida em três "portas", cada uma para um estilo de personagem, fique atento para não ir na errada. É uma fase bem estranha, pois o circuito inteiro é maior do que a primeira volta, havendo parte na segunda volta que você não corre na primeira. Cuidado com os buracos que os aviões vão criar no chão.
Sky Road: Versão totalmente dark da fase. Há uma parte em especial que você pega uma turbulência (atenção para pular nela) e passa por várias trovoadas até chegar no jato que o leva de volta para a pista. A Sky Road é uma fase difícil para se adaptar, mas depois se acostuma muito bem. Cuidado com as enormes curvas, que são perfeitas para você cair fora do cenário. Use e abuse dos freios. E cuidado também pois aviões farão buracos na pista, especialmente na segunda volta. Se você estiver em primeiro lugar, pode cair neles. Os monitores da fase ficam após a primeira rampa. Faça-a com todo cuidado. O segredo da fase é a rampa final: faça um super pulo e pegue um atalho enorme.
Digital Dimension: uma fase meio estranha. O cenário lembra um inferno imaginário, com almas penadas e tudo, ao que se segue a um palácio e uma parte em que o cenário fica preto-e-branco. Seja o mais rápido e vença esse desafio.
Babylon Guardian: Chegou a hora de enfrentar o vilão do jogo... Dr. Eggman? Não, um gênio do mal chamado Babylon Guardian. É muito fácil derrotá-lo, embora a pista em si não seja das mais fáceis. Você precisa no começo aumentar seu level para poder ter muito air tank e assim usar e abusar do Air Boost para aceitar o gênio. É preciso acertá-lo 3 vezes. Não estranhe, pois cada vez que você acertá-lo, a fase ficará com os gráficos malucos. Desvie das bolas de fogo que ele atirar. Derrote-o antes de 3 voltas e vença o torneio.
Sega Carnival: que tal correr numa pista que lembra um pouco dos jogos da Sega? Com direito a cameo de Nights, Crazy Taxi (em que é possível até mesmo pegar o táxi) e muito mais. É uma fase muito divertida de se jogar, toda colorida.
Sega Illusion: lembra um grande cassino, mas é uma fase totalmente diferente de Sega Carnival. Nesta o cenário é noturno e cheio de luzes coloridas. Se você se atrapalhar um pouco, pode ficar para trás!
No modo Battle temos as pistas Dual Towers, Snowy Valley e Space Theater.
Análise Técnica
Graficamente, Sonic Riders possui uma engine muito melhor que a vista no Shadow the Hedgehog, talvez até melhor que Sonic Heroes. Os personagens são muito bem construídos e as fases são belas, com boas texturas, e tudo rodando a 60 fps, com algumas quedas principalmente no modo multiplayer. Existem algumas cg´s que são fantásticas, no mesmo nível ou superior às de Shadow the Hedgehog. Há ainda outras cenas usando a própria engine do jogo, e uma em anime, a da apresentação, também muito bem-feita. Os gráficos são ainda reforçados pelo efeito blur, que desfigura a tela, desfocando o cenário, dando uma impressão maior de velocidade, o que se reflete numa maior lentidão no caso da versão para PC.
Grande destaque à abertura do jogo, uma das melhores desde Sonic CD! É feita toda em estilo de anime, o que agradou muito os fãs do Sonic, visto que Sonic + Anime é uma combinação que dá muito certo. Os cutscenes também ficaram muito bons, as falas até que ficaram harmoniosas. Não ficaram tão bons quanto os cutscenes de Sonic Heroes, mas mesmo assim não decepciona os fãs.
A trilha sonora é excelente, como sempre na série, com músicas mais voltadas para techno, agitadas e feitas na medida certa para o estilo que o jogo propõe. A dublagem é passável, com algumas boas vozes, e outras um pouco irritantes (como a de Jet, que faz com que ele se pareça com um papagaio). Por sorte, o estilo não é um monopólio de rock, como costumam ser os últimos jogos do Sonic.
Muitas reclamações foram feitas quanto à jogabilidade, mas o fato é que não há nada de tão complicado assim e em pouco tempo você já poderá dominá-la completamente. Ao contrário de outros jogos de corrida com mascotes, que são mais simples, Riders tende a ser um pouco mais complexo, principalmente pelos atalhos específicos para cada estilo de personagem.
Porém, existe um ponto negativo em Riders. Alcançar os primeiros colocados pode quase se tornar uma tarefa impossível, mesmo se você estiver em uma quarta colocação. Até que você domine totalmente o game, ele pode ser bem cruel e fazer com que você repita corridas várias e várias vezes. Muitas vezes apenas um erro pode ser fatal e irreversível. Imagine você no World Grand Prix, tendo que ganhar a última corrida para enfim ser campeão, mas por culpa de uma simples batida na parede, que aparentemente poderia ser facilmente remediada, vários oponentes lhe ultrapassam e todo o esforço vai por água abaixo. Em compensação, isso é excelente para quem gosta de um bom desafio.
Conclusão
Sonic Riders chega para mais uma vez salvar a série de jogos fracos, sendo um bom spin-off. De início foi visto como um "Sonic Heroes 2", no que diz respeito a "um simples spin off feito para fã se divertir sem se importar com a qualidade e consistência do jogo". Mas Sonic Riders de fato cumpre este papel fielmente e consegue ser um game muito bom. Dá gosto de jogar o game mais de uma vez, algo que infelizmente não ocorre muito com Sonic R. A comparação, aliás, com Sonic R acaba sendo inevitável a qualquer fã... é um jogo mais que recomendado.
Curiosidades
Um jogo novo? Sonic Riders não é o primeiro jogo a utilizar o conceito de pranchas voadoras. O primeiro game foi o jogo Trickstyle, desenvolvido pela Criterion Studios e distribuído pela Acclaim, lançado para Dreamcast e PC em 1999. Esse jogo inclusive foi lançado pela revista CD Expert em formato DEMO. Mais informações sobre o jogo podem ser encontradas em http://en.wikipedia.org/wiki/Trickstyle. Em 2004 a Sony também lançou um jogo muito parecido com o Sonic Riders chamado Antigrav (foto), ele vinha em um pacote junto da Eye Toy do Play Station 2. O jogo em si era basicamente igual ao Sonic Riders com pranchas voadoras, cenários futurísticos e dava até para deslizar em "rails", mas seus personagens eram seres humanos. Se compararmos com o Sonic Riders o jogo se passava inteiramente no modo "mission". Se você tiver mais informações sobre este jogo, envie para nós. Uma coisa é fato: Antigrav é um jogo muito mais lento que Sonic Riders, e além do mais, é bem menos dinâmico. Por isso mesmo, Sonic Riders é muito mais emocionante. Veja um vídeo do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=HBNQf_-JWe4. Colaboração de Norimaro e Heloísa.
Imagens do jogo:
Cameos: Em Sonic Riders há vários cameos de jogos da Sonic Team. A própria fase secreta Sega Carnival e a seu modo "Dark", Sega Illusion são alusões a jogos da Sonic Team. Na Sega Carnival há um cameo do jogo Crazy Taxi, em que o jogador pode pegar o taxi e ganhar um tempinho extra sem esforço. Em Sega Illusion, há uma referência ao jogo Samba de Amigo. Além disso, há personagens secretos também de outros jogos da Sega: Nights, Ulala e Amigo. As gears Hang-on e Super Hang-on são claras referências ao game Super Hang-on. Ao utilizá-las, o jogo usa a música do referido game.
Modo Mission do Super Sonic? Ao ganhar todas as medalhas de ouro, aparece dois destraváveis: a prancha Chaos Emerald e o Modo Mission: Super Sonic, entretanto, não há este modo Mission. Ficou como sendo um resquício do protótipo do jogo.
Novidades
Sonic Riders traz toda a velocidade de Sonic & Cia. num "novo" estilo de corrida: ao invés de usar os próprios pés, como em "Sonic R", ou carros, como em "Sonic Drift", Sonic Riders traz a ação com a utilização de pranchas futurísticas denominadas "extreme gears". Essas pranchas fazem com que o personagem não tenha contato direto com o solo, e corram flutuando. Quem se lembra da clássica cena de "De volta para o futuro" em que Michael J. Fox utiliza uma prancha por cima de um lago? É exatamente a mesma coisa...
Sonic Riders não traz muitos elementos novos, muito pelo contrário: os rings continuam sendo um componente essencial do jogo, bem como shields e itens secretos. Os anéis dessa vez têm duas utilidades: servem para evoluir temporariamente a prancha (a cada 30 anéis) e para prevenir os personagens de danos (o que acaba sendo indiferente, mesmo sem anéis dá na mesma). Entretanto, têm um papel fundamental pois de acordo com o número de anéis que você terminar cada fase, você fica com eles como crédito para comprar novas pranchas no "Shop". Mas, em cada fase só é possível pegar 100 anéis no máximo. Os itens (monitores) possuem um papel fundamental: se você pegar o shield de 100 anéis (há 1 em cada fase), você evolui sua prancha sem precisar se preocupar em pegar anéis. Além disso, há invencibilidade, proteção, bomba (que derruba todos pelo caminho), Speed Shoes, dentre outros.
As fases são simples e possuem variados caminhos, alguns secretos. O jogo trabalha com o conceito de Sonic Heroes, dividindo os personagens em "Speed", "Power" e "Fly". Cada qual tem suas habilidades próprias e segue caminhos próprios, especialmente feitos para o personagem. Voltemos um pouco com a idéia das pranchas. Não há apenas uma prancha para cada personagem. Também existe um "Black Market" - denominado "Shop" - em Sonic Riders, sendo possível comprar outras pranchas com o número de anéis que você tem acumulado.
O interessante das corridas é que você não precisa acelerar. A aceleração é automática, o que exige até uma certa adaptação, pois é estranho jogar um game do Sonic em que você não precisa comandar o personagem. Sua função é apenas desviar de obstáculos. Existem duas habilidades centrais: o boost e os pulos. Os pulos são úteis para você iniciar uma seqüência de manobras ou para simplesmente chegar a um "grind", por exemplo, com os personagens de Speed. O boost dá uma acelerada no personagem, usado para gerar dano nos oponentes ou simplesmente ganhar um fôlego e abrir distância.
No entanto a coisa não é assim tão simples! As pranchas precisam ser reabastecidas com "ar" e cada prancha possui um Air Tank (uma barra que exibe o quanto você tem de ar). À medida que se corre, quando se usa o freio ou boost, gasta-se mais ar que o normal. Ao final, se o personagem ficar sem ar, ele tem que correr a pé, o que é muito lento e precisa reabastecer. E isso se dá de dois modos: no Pit ou fazendo manobras. O Pit é inviável porque faz você perder muitos anéis, por isso a melhor coisa é fazer manobras. As manobras quase sempre são executadas após rampas ou num túnel de vento. Quanto mais você gira e mais movimentos diferentes você faz, você ganha uma maior nota à sua manobra (o maior rank é "X" e o menor é "C"). E é claro: quanto maior o rank, mais energia você ganha.
Cada personagem possui habilidades próprias de acordo com o nível da sua prancha dentro da corrida (lembrando que há 3 níveis, a cada 30 anéis). Assim que você usar o botão de aceleração/ataque, o adversário ao lado perderá todos os seus anéis e níveis, e você ganhará muito tempo... mas você pode ser surpreendido com uma distância imensa na segunda volta, e de repente ser atacado e terminar em quarto ou quinto também... há um ataque próprio para cada personagem em cada nível.
Vamos à tela de jogo (por GodLike):
Como vemos na tela do jogo ao lado, ela possui o marcador de anéis/argolas, em que indica no campo superior o total de anéis e no campo inferior o tanto que é necessário para conseguir evoluir a sua prancha. O marcador de tempo marca o tempo por volta. Ao lado direito temos o mapa da fase e uma barra que indica a sua quantidade de ar. Quando você estiver com pouco ar, esta barra ficará piscando e emitirá um som. Você precisa reabastecer urgentemente! No canto inferior direito temos o marcador de velocidade. E no canto inferior esquerdo temos a colocação do jogador, a volta (x/3, onde x é a sua volta atual) e o seu melhor tempo dentro da corrida presente.
Os modos de jogo
Sonic Riders possui o seguinte menu: Game Start (que contém os modos de jogo), Extra (com alguns vídeos, tutorial dos produtores, trilha sonora e o tempo das fases) e Options, com ajustes básicos como controle, idioma, dentre outros. É recomendável antes de começar a jogar o game dar uma assistida ao tutorial. No menu Game Start, acessamos os modos de jogo:
Normal Race: aqui estará disponível todas as pistas que você liberou no modo Story, em que você faz uma corrida direta com qualquer personagem. Pode-se dizer que é o "Free Run" do game. Este modo se subdivide em outros 3, tendo o Free Race (corra em qualquer pista escolhendo qualquer personagem, sem maiores pretensões), o Time Attack (corrida contra o tempo) e o World Grand Prix (campeonato que se divide entre o Heroes Cup e o Babylon Cup, vence quem fizer o maior número de pontos). Com exceção do Time Attack, as outras opções são para até 4 jogadores, no sistema disponível. É muito importante destacar que o World Grand Prix garante um rank para o jogador (Bronze, Prata ou Ouro), garantindo mais anéis (úteis para comprar pranchas), além de destravar alguns itens destraváveis.
Story Mode: é onde se desenrola a ação, que é narrada em cutscenes e que cada corrida possui um objetivo. Além do mais, cada corrida é feita com um personagem específico. Você pode seguir por dois lados: o Heroes (com os personagens heróis) e Babylon (com os novos personagens, que já já serão descritos com mais calma). O jogo é em geral rápido para se zerar. Um bom jogador termina tranqüilamente em pouco mais que uma hora.
Mission Mode: são 3 missões pré-estabelecidas para cumprir em todas as fases do jogo. Apenas para 1 jogador. Cada missão é ligada a um personagem Babylon: Storm (fácil), Wave (médio) e Jet (difícil). São ao todo 100 missões, dos mais variados tipos (vença a fase no tempo pedido desviando de obstáculos fixos, que nem o personagem Power derruba; colete o maior números de junks; pegue X vezes o grind; pegue Y vezes o Air Goal; seja mais rápido que o carro da polícia; dentre outros).
Inicialmente é disponível apenas as missões do Storm e 3 missões por fase. Após fechar 3 missões de uma fase, libera-se outras 2. Fechando as 5 missões, é liberado algum prêmio (uma prancha secreta). Para ativar a prancha secreta é preciso usar os junks coletados nas missões próprias que pedem junks. Mas só é possível ativar as pranchas, se você tiver terminado alguma outra fase... completada todas as missões de Storm, libera-se a de Wave. Completadas as de Wave, libera-se a de Jet, que é bem mais difícil e são menos missões.
Em cada missão você ganha uma medalha: para completar todas as missões e liberar destraváveis, basta ganhar bronze. Mas para liberar a prancha de Super Sonic será preciso ganhar medalha de ouro em todas as missões. E há missões em que é realmente difícil ganhar medalha de ouro.
Survival Mode: esse modo se subdivide em outros 2, tendo o Race Stage (pegue a Chao Emerald e passe pelos “portões” antes que o tempo acabe; mas não pense que é assim tão simples, toda hora alguém vai roubar a esmeralda) e o Battle Stage (você corre em pistas próprias, em que há alguns pontos coloridos no mapa, onde você pode pegar Power Ups. Depois disso, deve usar suas habilidades para bater nos personagens até derrotá-lo. É como um pega-pega, mas não pense que será fácil pegar os outros! Os power ups azuis dão defesa; os vermelhos dão ataque maior, aumenta o poder; os amarelos aumentam o seu ar; e os brancos dão item especial, como armas ou um ovo que vira um dragão que ajudará você a derrotar os adversários). Ambas as opções são para até 4 jogadores, onde disponível.
Tag Mode: esse é um modo perfeito para 4 jogadores. São formadas 2 duplas, e cada uma compartilha da mesma barra de Air. A corrida fica bem emocionante, mas também confusa!
Shop: é o "Black Market" do jogo, com um chao e tudo, aqui que você compra novos veículos, que não se resumem apenas a pranchas, existem também motos, tênis e outros veículos. Até a moto do clássico Hang On faz sua presença! E é aqui que você compra uma prancha especial do Super Sonic, após conseguir medalhas de ouro no Modo Mission.
Enredo
Tudo começa quando Sonic e sua turma estão em Metal City em busca de uma esmeralda, com Tails usando uma espécie de radar para encontrá-la. Quando eles estavam bem perto, eis que um trio aparece voando usando pranchas de alta velocidade e um deles com a esmeralda em mãos. Knuckles consegue golpear um deles, e sua prancha cai. Tendo em vista que seria complicado alcançá-los, Sonic pega a prancha e sai em busca do desconhecido personagem que tem a esmeralda em mãos. Porém, ele não tinha muita experiência com o veículo, e acaba derrotado.
Os membros dessa gangue são os únicos restantes do povo da Babilônia, e estão sendo usados por Eggman para descobrir um antigo tesouro de seu povo. Por isso, o gorducho os “contrata” para uma corrida contra Sonic e sua turma para ver quem ficará com as 7 esmeraldas e, assim, ver o que têm de tão valioso no povo babilônio. Eggman anuncia então na TV uma competição em busca das esmeraldas. Tails aproveita a prancha caída para desenvolver modelos exclusivos para ele, Sonic e Knuckles poderem competir no "The Ex World Grand Prix". E assim inicia uma super disputa em busca das esmeraldas e da vitória! Ao final, todos terão que enfrentar o terrível Babylon Guardian.
Personagens
Sonic Riders segue a trilogia de Sonic Heroes no que diz respeito à divisão dos personagens: em Speed, Fly e Power.
Speed: Velocidade e movimentos mais radicais são a especialidade deste tipo de personagem e, claro, nosso querido ouriço está aqui. Podem fazer grinds e, para isso, quando avistar um corrimão, aperte o botão de pulo e depois novamente o botão de pulo para se fixar no mesmo. Não solte o botão até o fim. Para passar para outro corrimão, faça o mesmo procedimento.Fly: Os personagens do tipo "Fly" podem pegar "círculos de velocidade" que cortam bastante caminho. Para usar a habilidade, basta ver um ponto em que existe a plaquinha "Fly", pular e depois segurar o botão de pulo (ou L no caso dos videogames) e ir controlando. L+baixo aumenta a altitude, e L+cima diminui a altitude. No caso de PC, segure o botão de pulo e use a seta para controlar a atitude (é como um manche de avião).Power: Use estes personagens para esmagar qualquer tipo de obstáculo em sua frente, seja uma parede, um carro ou até um trem! Muitos cenários têm muros que revelam grandes atalhos, fique esperto para não perdê-los. Não há a necessidade de apertar algum botão para usar as suas habilidades, basta tocar nos objetos para destruí-los. Além do mais, quanto mais obstáculos você acertar, ganha também de quebra um pouco de ar.
Os personagens do jogo são: Sonic (Speed), Tails (Fly), Knuckles (Power), Shadow (Speed - Shadow usa os seus próprios sapatos e é o único que corre pelo solo), Rouge (Fly), Eggman (Power), Amy (Speed), Cream (Fly). Há dois personagens robôs, inúteis: E-10000G (Power) e E-10000R (Speed). Há também três cameos: AiAi (Power), Ulala (Speed) e Nights (Fly). Por fim há os novos babylon rogues: Jet the Hawk (Speed), Wave the Swallow (Fly) e Storm the Albatross (Power).
O jogo é um dos poucos games do Sonic a contar com o Super Sonic. Para ativar o Super Sonic é preciso liberar uma prancha especial, ao se conseguir todas as medalhas de ouro no Modo Mission. Será liberada a prancha Chaos Emerald, com a qual você joga com o Super Sonic. Não chega a valer muito a pena. O Super Sonic na realidade não usa prancha, ele apenas vai correndo. Os anéis, é claro vão decrescendo, então é preciso ganhar e pegar de preferência o monitor de 100 anéis. O Super Sonic também tem a função boost, mas consome 20 anéis. Quando acaba os anéis, Sonic volta a usar uma prancha normal.
Os novatos Babylon Rogues compõe uma gangue guardião dos segredos da Babilônia. Eles serão usados por Eggman para o vilão conseguir as esmeraldas e desvendar os segredos da Babilônia. Vão atrapalhar o Sonic, mas não são vilões. Ao final acabam se acertando com o ouriço. Conheça um pouco mais de cada um:
JET THE HAWK: Uma águia verde super rápida, Jet é como um rival de Sonic dentro dos Malandros da Babilônia. Ele é o líder do trio e é conhecido como o “Lendário Senhor do Vento” por suas habilidades aéreas. Também carrega uma misteriosa caixa azul que foi passada pelos Antigos Babilônios, com alguns escritos secretos e que abre um portal para a primeira Extreme Gear. Sua prancha aérea Tipo J é muito usada para rivalizar Sonic na velocidade.
WAVE THE SWALLOW: Wave é uma andorinha roxa que serve como contraparte dos Sonic Riders, assim como Tails. Ela é a única fêmea no grupo e vê algo em Rouge. É a “Mecânica Engenhosa” e a mais experiente em Aparelhagem Aérea como Tails e Dr. Eggman. É uma excelente surfista aérea como seu pai que foi uma vez na Primeira Geração dos Malandros Da Babilônia. Sua prancha aérea Tipo W é excelente em ficar mais tempo no ar.
STORM THE ALBATROSS: Um poderoso, volumoso e esquentado albatroz, Storm é rival de Knuckles. É o braço-direito de Jet e a força dos Malandros Da Babilônia. Possui um temperamento agressivo e gagueja quando está confuso. Possui um corpo enorme e olhos assustadores e não é muito rápido. Ele surfa em sua prancha aérea Tipo S, que é a mais lenta, mas carrega um grande poder.
Comandos
Conheça abaixo os principais comandos do jogo:
Desvios: para se desviar ou fazer uma curva, basta usar o direcional ou as setas da direita ou esquerda. Não é necessário acelerar. Portanto, não precisa apertar para cima.
Air Boost: ganhe um fôlego extra, usando um turbo para ganhar impulso antes de uma rampa ou simplesmente para ultrapassar um personagem, ganhar distância ou ainda para usar uma de suas habilidades e acabar com a corrida do adversário. Para isso, basta apertar o botão de Air Boost bem na hora em que passar próximo a um adversário. O Air Boost consome muito ar, por isso só é aconselhável usar no nível 2 (+30 anéis) ou 3 (+60 anéis).
Air Slide: apenas fazer uma curva segurando para direita ou esquerda, certamente resultara numa bela trombada na parede. Para isso, como o game tem muitas curvas fechadas, é necessário usar o Air Slide, que é uma espécie de freio em que o personagem já desvia para um lado. Use o direcional para ajudar a completar a curva. Quanto mais você segura, mais o personagem freia. Após soltar, o personagem ganha um pequeno impulso. O Air Slide também consome muito ar, mas é necessário fazer sempre. O Air Slide pode ser para a direita ou esquerda.
Pulo: existe um botão relacionado ao pulo. Use este botão para desviar de algum obstáculo no chão. Basta dar um simples e rápido toque no botão, pois este botão é o mesmo que faz com que a prancha seja carregada e ao soltá-la faz ela dar um salto. Você usará isso não durante as fases, mas sim durante antes de entrar nas rampas, para poder fazer um salto grande e assim conseguir mais rank nas manobras).Brake: para simplesmente frear totalmente, segure o botão de Air Slide sem mover-se para algum lado.
Voar (personagens Fly): para voar, é necessário passar por alguma rampa específica e segurar o botão de Air Boost e não soltá-lo. Com ele segurado, use para cima ou para baixo como manche e pegue o máximo possível de anéis. O vôo é para ser usado em anéis aceleradores.
Grinds (personagens Speed): para deslizar por um grind (corrimão) é necessário ter um personagem Speed. Pule próximo ao grind e após pular, aperte novamente o botão de pulo para o personagem se fixar no grind. Para fazer um link (pegar outro gring em seguida) faça o mesmo procedimento.
Tornado: se algum personagem estiver muito próximo de você e você quiser evitar de sofrer algum dano, segure ao mesmo tempo os dois botões de Air Slide, e o personagem dará um Tornado, que sugará os personagens ao redor. Ele também consome muito ar.
Running: quando acabar o ar, o único jeito é andar. E aí é necessário usar também o botão para cima.
Manobras: para ganhar mais ar, use e abuse de manobras. Você pode fazer em dois lugares: nos túneis de vento, em que surgem algumas setas (desvie-se para o lado onde há a seta) e também após as rampas (Perform Tricks), utilizando os direcionais para todo lado (diversifique, use direta, esquerda, cima, baixo, quanto mais giros diferentes você der, mais rank você ganha).
Itens e elementos do jogo
Os elementos do jogo são:
Rampas: servem para você saltar de um local sem chão ou ainda para conseguir alcançar itens e passagens secretas. As rampas são de dois tipos: as super inclinadas e as de baixa inclinação. Para obter um maior impulso, e conseqüentemente, um melhor desempenho, siga as dicas abaixo:da um abaixo:
Rampas de alta inclinação: o segredo destas é antes de entrar nela segurar para baixo, um pouco depois segurar o botão de pulo e soltar os dois botões no momento em que estiver praticamente no limite da rampa (uma pequena faixa com cor diferente).
Rampas de baixa inclinação: nestas o segredo é segurar para cima antes de entrar nelas e um pouco depois segurar o pulo e depois soltar os dois botões no extremo da rampa (quando fica uma pequena faixa com cor diferente).
Shields: há 2 shields, como tem sido costume na série pós-Adventure: o shield comum, que apenas protege contra danos e o lightning shield, que além de proteger, atrai também anéis (perfeito para mudar de nível).
Automatic Trails: em todas as fases há algum bondinho ou alguma outra coisa que transporta automaticamente os personagens ou ainda algum caminho em que os personagens andam sozinhos, inclusive nas curvas. Nestes locais a tela apontará as flechas para a direita e esquerda. Segure ao mesmo tempo os botões da direita e esquerda para você preencher todo o ar. Isso é importante porque em todas as fases há um Automatic Trail. Observe onde está o da fase que você está jogando, para você dar uma abusada no Air Boost antes de chegar neles.
Atalhos dos personagens: em todas as fases há atalhos próprios para cada tipo de personagem. Assim, em todas as fases há atalhos para Power, Speed e Fly. Os atalhos podem ficar em lugar visíveis ou não (como por exemplo debaixo da cachoeira). Para localizá-los, basta prestar atenção nas placas indicadoras.
Obstáculos: em todas as fases há obstáculos como veículos, árvores, pedras, dentre outros. Qualquer personagem não Power acaba se esbarrando e dando uma pequena cambalhota no ar, mas sem perder anéis, ao encontrá-los, o que dá muita perda de tempo... já os personagens Power podem passar por eles direto.
Turbulência: quando há personagens na sua frente é comum a formação de uma turbulência ou túnel de vento. É literalmente um túnel de vento: forma-se uma corrente de ar em que o personagem é guiado sozinho. Nas turbulências as curvas são feitas automaticamente. A turbulência permite você aumentar o seu Air Tank, graças às manobras que são possíveis de se fazer nas mesmas. Nas turbulências é possível ainda acessar áreas secretas. Essas áreas ficam identificadas por uma longa flecha colorida em uma das direções. Basta mover-se a esta direção e você terá acesso à área secreta, cortando caminhos. Nem sempre é negócio ficar na turbulência, por isso, pode ser útil você sair dela. Para sair, você tem que dar um tornado (segurar os dois botões de freio).
Extreme Gears: é o nome dos objetos utilizados no jogo. É aquilo a que vemos referindo como "prancha" por uma questão de praticidade, mas que pode ser veículo (como o de Dr. Eggman) ou ainda motos especiais. Inicialmente cada personagem tem um extreme gear disponível. Cada extreme gear é própria para um determinado personagem: assim há extreme gears com configurações próprias para Speed, outras para Fly e outras para Power. É possível adquirir novas extreme gears de acordo com o progresso do jogo ou ainda comprando-as no "Shop". As extreme gears possuem quatro atributos:Dash: é a taxa de aceleração; quanto mais, mais rápido atinge-se a velocidade mais altaLimit: é a velocidade máxima; quanto mais, mais alta é a velocidade máximaPower: é o poder de manter a velocidade de acordo com o declive dos terrenos; quanto mais, diminui menos a velocidade em caso de subidasCornering: é a capacidade de fazer as curvas; quanto mais, mais fácil é fazer curvas fechadas
Level Up: como já foi dito várias vezes, a cada 30 anéis (30, depois 60), acrescenta-se um "level up" à prancha, adicionando um elemento a mais para cada atributo das extreme gears. Se você for atingido e perder os anéis, volta a zero.
Como funciona o jogo
No começo se estranha um pouco a jogabilidade do game, mas depois se acostuma facilmente. Sonic Riders acaba sendo um jogo fácil após um certo tempo de experiência. Todas as corridas começam com um contador de 5 segundos. Durante este contador, você não poderá atravessar a linha de largada, que é eletrizada com uma corrente que impede quem tenta "furar" a largada. Perde-se muito tempo, além de começar correndo com 0 quilômetro.
O jogo é muito veloz. As pranchas normalmente atingem 150 km/h, sendo que ao se usar o Air Boost pode-se aumentar ainda mais a velocidade. Ao longo das corridas, surgem vários obstáculos (próprios para os personagens Power), que deverão ser desviados pelos personagens comuns. O jogador tem que aprender quando às vezes é melhor ficar atrás e esperar surgir uma turbulência, para aproveitar e pegar um atalho. Às vezes quem está na frente é surpreendido por duas ultrapassagens, de personagens que aproveitaram algum trick de uma turbulência.
A todo momento tem-se alguém atrapalhando alguém. Por isso não fique bravo se a Amy passar e usar o seu martelo contra você ou dar um grande grito... isso será praticamente rotina e pode vir justo nas piores horas, como no World Cup, onde é fundamental ganhar as corridas. Sonic Riders é com toda certeza um game que possui "replay", aqui entendido na idéia de que após jogar pela primeira vez, estimula o jogador a jogar novamente, mesmo após zerar ou ganhar todas as medalhas de ouro. É um game que faz alguém perder tempo no Time Attack, apenas para melhorar sua performance.
Sonic Riders para PC
A adaptação para PC do game foi simplesmente a mais perfeita de todos os jogos do Sonic lançados para PC. Sonic Heroes possuía alguns bugs de câmera e Sonic Adventure DX nem se diga! Sonic Riders não. É raríssimo dar-se bug. O único bug é no modo 2 Players, onde realmente parece que o jogo não foi feito para 2 Players. Há bugs muito estranhos quando se tenta jogar em Multiplayer. No mais, a versão de PC foi muito bem adaptada, um trabalho de primeira da Sega. É possível fazer as seguintes configurações:
Resolução: 640x480 a 1024x768Full screen ou janela16 ou 32 bits de coresTaxa de frames (de 10 a 60)Anti-aliasingQualidade da textura (de baixo a alto)Idioma
Sonic Riders exige as seguintes configurações mínimas:
Microsoft Windows® 98SE, ME, 2000, XP ou VistaIntel Pentium® 3 ou AMD equivalenteClock de 1.0 Ghz ou mais256 MB RAM12x CD ROM Drive3.0 GB de HD Livre640 X 480 - 16 bits de coresDirectX® 9.0c
Configuração recomendada:
Intel Pentium® 4 running at 2.0 Ghz512 MB System RAM640 X 480 24/32 bit (True Color)
Eis as especificações da Sega, mas que não correspondem à realidade. Testamos o game em 16 bits de cores, com 15 fps, modo janela, num Pentium 4 HT 3.0, 512 MB DDR II, com placa de vídeo on board e o game ficou extremamente lento. Mesmo num PC equivalente com placa de vídeo off board, não é possível usufruir de todo o benefício do jogo. Grande parte da lentidão se deve ao efeito blur dos gráficos. O blug e alguns efeitos que deixam o jogo mais lento só pode ser tirado através do arquivo "config.ini" que fica na pasta "Data" do game (fonte: Amy Site):
Shadow = 0 (ponha 1 para aparecer sombra de baixo do personagem, ou 0 para não ter)Blur = 0 (ponha 1 para aparecer o efeito blur, desfocado, ou 0 para não ter o desfocado)
Infelizmente Sonic Riders para PC não foi lançado no Brasil, nem foi importado por alguma loja de expressão.
As pistas
O jogo possui inicialmente 6 "fases" com duas pistas cada (digamos que: existem duas pistas semelhantes no mesmo local). Vencendo-se uma a uma no modo Story "Heroes", libera-se a pista no modo Babylon. Assim, cada pista do jogo possui sua versão "Hero" e a sua "Dark", sempre mais difícil. Com o desenrolar do jogo libera-se mais uma pista: Digital Dimension, com sua equivalente Babylon Guardian. Após isso é possível destravar mais duas pistas: Sega Carnival e a sua equivalente Sega Illusion. As pistas são bem diversificadas e contam com vários atalhos e caminhos alternativos. Além disso, sempre possuem alguma curva muito fechada, o que exigirá equilíbrio e um bom controle por parte do gamer.
Metal City: Esta agitada cidade não possui muitos meios para ganhar mais velocidade, por ser um bocado curta. É uma pista muito fácil, própria para qualquer personagem. Possui duas áreas de atalho: logo após a primeira rampa, em cima e antes do Automatic Trail, onde é possível pulá-lo, seguindo por um caminho alternativo por cima. Para chegar a esse caminho, que ganha MUITO TEMPO, utilize a dica de segurar para baixo antes de terminar de subir a rampa, sempre segurando o Air Boost. Dica: logo no início, caso vá por baixo, mantenha-se exatamente no meio da pista. Mais à frente da grande avenida, há um cruzamento onde muitos carros passam, tome cuidado, se um vier bem na hora que você passar, é inevitável o atropelamento.
Night Chase: o cenário agora é noturno e a pista ganha mais obstáculos e também mais atalhos. O começo é bem diferente e você pode logo de cara seguir por cima ou por baixo. Seguindo por baixo, mantenha sua direita e fique de olho num atalho que será uma rua aberta. Mas será preciso fazer uma conversão de 90º. É uma pista um pouco difícil para qualquer personagem não Power, pois há muitas viaturas da polícia antes dos túneis.
Splash Canyon: Uma bela paisagem, cheia de vales e cachoeiras. Pode-se ganhar vantagem de várias maneiras, para todos os tipos de habilidade. Existem 2 pontos de grind, um no começo e outro logo depois da passagem pela cachoeira, e um atalho para personagens Power e Fly, no mesmo ponto. Há ainda um atalho logo após a primeira rampa, caso você pule bem alto. É uma fase relativamente fácil.
Red Canyon: Praticamente igual, tendo pouca mudança no começo e se passando no período da tarde. Logo no começo há uma área coberta, RECHEADA de vários atalhos (há caminho por cima, há grinds, há aceleradores, escolha aquele que você melhor se adaptar!).
Egg Factory: Fase relativamente fácil. Existem vários pontos onde pode-se conseguir vantagem, seja em altos pulos ou usando as habilidades específicas dos personagens. Cuidado com a parte da lava, sempre em cada volta há algum ponto sem lava. Passe por ele. Aproveite as rampas da fase para conseguir tirar pulos altos, pois sempre após cada rampa existe um caminho alternativo, que é muito mais rápido e estes caminhos sempre estão em cima. É uma fase perfeita para um personagem Power.
Ice Factory: Além da neve no cenário, existem mais corredores fechados. É uma das fases em que é mais fácil conseguir o monitor de 100 anéis. Ele fica localizado quase na parte final da pista, após o Automatic Trail. Existem ótimos caminhos alternativos nesta fase seguindo-se por cima, portanto, trate de treinar o pulo nas rampas. E se não for um personagem Power, cuidado com os robôs.
Green Cave: Uma das fases mais bacanas do jogo, essa floresta possui várias caminhos alternativos, fique atento. É uma das fases mais difíceis do jogo. Antes de completar uma volta, você vai passar por uma rampa. Se o seu pulo for baixo, você passará por um caminho que pegará uma teia de aranha e depois cairá num túnel. Mas se pular, pegará 3 teias de aranha e já vai direto para a linha de largada.
White Cave: As diferenças são bem grandes, com destaque ao visual, já que agora a fase conta com um pouco neve. O começo da fase possui alguns obstáculos, que são bem difíceis de desviar e convidativos para um personagem Power. Logo no começo há uma grande rampa de baixa inclinação, facílima de você dar o pulo máximo e seguir por um caminho alternativo por cima, bem mais rápido que os caminhos laterais em baixo. Cuidado com as pedras que ficam ao lado dos aceleradores de solo. Possui um atalho perfeito para personagens Power. É também uma das fases mais difíceis.
Sand Ruins: A fase do deserto é desafiadora e também cheia de caminhos alternativos. No começo, antes do super pulo na primeira rampa, existe um atalho para personagens Power que pode lhe dar uma enorme vantagem. Depois os atalhos aumentam para os personagens Speed e Fly. No começo de fase, pode-se seguir por um caminho mais reto ou ir direto para a esquerda. Antes da parte coberta, tome impulso para ir por cima. É uma fase ideal para personagens Speed.
Dark Desert: A grande diferença fica para a parte final, antes de completar a volta, o caminho é totalmente diferente e existe um atalho a mais para cada tipo de personagem. A fase se passa à noite. É negócio deixar todo mundo passar primeiro na primeira volta, para você pegar uma turbulência logo após os abismos iniciais, e assim pegar facilmente o monitor de 100 rings.
Babylon Garden: a pista mais difícil do jogo, composta por um cenário que lembra as Arábias. Há uma parte em especial que é dividida em três "portas", cada uma para um estilo de personagem, fique atento para não ir na errada. É uma fase bem estranha, pois o circuito inteiro é maior do que a primeira volta, havendo parte na segunda volta que você não corre na primeira. Cuidado com os buracos que os aviões vão criar no chão.
Sky Road: Versão totalmente dark da fase. Há uma parte em especial que você pega uma turbulência (atenção para pular nela) e passa por várias trovoadas até chegar no jato que o leva de volta para a pista. A Sky Road é uma fase difícil para se adaptar, mas depois se acostuma muito bem. Cuidado com as enormes curvas, que são perfeitas para você cair fora do cenário. Use e abuse dos freios. E cuidado também pois aviões farão buracos na pista, especialmente na segunda volta. Se você estiver em primeiro lugar, pode cair neles. Os monitores da fase ficam após a primeira rampa. Faça-a com todo cuidado. O segredo da fase é a rampa final: faça um super pulo e pegue um atalho enorme.
Digital Dimension: uma fase meio estranha. O cenário lembra um inferno imaginário, com almas penadas e tudo, ao que se segue a um palácio e uma parte em que o cenário fica preto-e-branco. Seja o mais rápido e vença esse desafio.
Babylon Guardian: Chegou a hora de enfrentar o vilão do jogo... Dr. Eggman? Não, um gênio do mal chamado Babylon Guardian. É muito fácil derrotá-lo, embora a pista em si não seja das mais fáceis. Você precisa no começo aumentar seu level para poder ter muito air tank e assim usar e abusar do Air Boost para aceitar o gênio. É preciso acertá-lo 3 vezes. Não estranhe, pois cada vez que você acertá-lo, a fase ficará com os gráficos malucos. Desvie das bolas de fogo que ele atirar. Derrote-o antes de 3 voltas e vença o torneio.
Sega Carnival: que tal correr numa pista que lembra um pouco dos jogos da Sega? Com direito a cameo de Nights, Crazy Taxi (em que é possível até mesmo pegar o táxi) e muito mais. É uma fase muito divertida de se jogar, toda colorida.
Sega Illusion: lembra um grande cassino, mas é uma fase totalmente diferente de Sega Carnival. Nesta o cenário é noturno e cheio de luzes coloridas. Se você se atrapalhar um pouco, pode ficar para trás!
No modo Battle temos as pistas Dual Towers, Snowy Valley e Space Theater.
Análise Técnica
Graficamente, Sonic Riders possui uma engine muito melhor que a vista no Shadow the Hedgehog, talvez até melhor que Sonic Heroes. Os personagens são muito bem construídos e as fases são belas, com boas texturas, e tudo rodando a 60 fps, com algumas quedas principalmente no modo multiplayer. Existem algumas cg´s que são fantásticas, no mesmo nível ou superior às de Shadow the Hedgehog. Há ainda outras cenas usando a própria engine do jogo, e uma em anime, a da apresentação, também muito bem-feita. Os gráficos são ainda reforçados pelo efeito blur, que desfigura a tela, desfocando o cenário, dando uma impressão maior de velocidade, o que se reflete numa maior lentidão no caso da versão para PC.
Grande destaque à abertura do jogo, uma das melhores desde Sonic CD! É feita toda em estilo de anime, o que agradou muito os fãs do Sonic, visto que Sonic + Anime é uma combinação que dá muito certo. Os cutscenes também ficaram muito bons, as falas até que ficaram harmoniosas. Não ficaram tão bons quanto os cutscenes de Sonic Heroes, mas mesmo assim não decepciona os fãs.
A trilha sonora é excelente, como sempre na série, com músicas mais voltadas para techno, agitadas e feitas na medida certa para o estilo que o jogo propõe. A dublagem é passável, com algumas boas vozes, e outras um pouco irritantes (como a de Jet, que faz com que ele se pareça com um papagaio). Por sorte, o estilo não é um monopólio de rock, como costumam ser os últimos jogos do Sonic.
Muitas reclamações foram feitas quanto à jogabilidade, mas o fato é que não há nada de tão complicado assim e em pouco tempo você já poderá dominá-la completamente. Ao contrário de outros jogos de corrida com mascotes, que são mais simples, Riders tende a ser um pouco mais complexo, principalmente pelos atalhos específicos para cada estilo de personagem.
Porém, existe um ponto negativo em Riders. Alcançar os primeiros colocados pode quase se tornar uma tarefa impossível, mesmo se você estiver em uma quarta colocação. Até que você domine totalmente o game, ele pode ser bem cruel e fazer com que você repita corridas várias e várias vezes. Muitas vezes apenas um erro pode ser fatal e irreversível. Imagine você no World Grand Prix, tendo que ganhar a última corrida para enfim ser campeão, mas por culpa de uma simples batida na parede, que aparentemente poderia ser facilmente remediada, vários oponentes lhe ultrapassam e todo o esforço vai por água abaixo. Em compensação, isso é excelente para quem gosta de um bom desafio.
Conclusão
Sonic Riders chega para mais uma vez salvar a série de jogos fracos, sendo um bom spin-off. De início foi visto como um "Sonic Heroes 2", no que diz respeito a "um simples spin off feito para fã se divertir sem se importar com a qualidade e consistência do jogo". Mas Sonic Riders de fato cumpre este papel fielmente e consegue ser um game muito bom. Dá gosto de jogar o game mais de uma vez, algo que infelizmente não ocorre muito com Sonic R. A comparação, aliás, com Sonic R acaba sendo inevitável a qualquer fã... é um jogo mais que recomendado.
Curiosidades
Um jogo novo? Sonic Riders não é o primeiro jogo a utilizar o conceito de pranchas voadoras. O primeiro game foi o jogo Trickstyle, desenvolvido pela Criterion Studios e distribuído pela Acclaim, lançado para Dreamcast e PC em 1999. Esse jogo inclusive foi lançado pela revista CD Expert em formato DEMO. Mais informações sobre o jogo podem ser encontradas em http://en.wikipedia.org/wiki/Trickstyle. Em 2004 a Sony também lançou um jogo muito parecido com o Sonic Riders chamado Antigrav (foto), ele vinha em um pacote junto da Eye Toy do Play Station 2. O jogo em si era basicamente igual ao Sonic Riders com pranchas voadoras, cenários futurísticos e dava até para deslizar em "rails", mas seus personagens eram seres humanos. Se compararmos com o Sonic Riders o jogo se passava inteiramente no modo "mission". Se você tiver mais informações sobre este jogo, envie para nós. Uma coisa é fato: Antigrav é um jogo muito mais lento que Sonic Riders, e além do mais, é bem menos dinâmico. Por isso mesmo, Sonic Riders é muito mais emocionante. Veja um vídeo do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=HBNQf_-JWe4. Colaboração de Norimaro e Heloísa.
Imagens do jogo:
Cameos: Em Sonic Riders há vários cameos de jogos da Sonic Team. A própria fase secreta Sega Carnival e a seu modo "Dark", Sega Illusion são alusões a jogos da Sonic Team. Na Sega Carnival há um cameo do jogo Crazy Taxi, em que o jogador pode pegar o taxi e ganhar um tempinho extra sem esforço. Em Sega Illusion, há uma referência ao jogo Samba de Amigo. Além disso, há personagens secretos também de outros jogos da Sega: Nights, Ulala e Amigo. As gears Hang-on e Super Hang-on são claras referências ao game Super Hang-on. Ao utilizá-las, o jogo usa a música do referido game.
Modo Mission do Super Sonic? Ao ganhar todas as medalhas de ouro, aparece dois destraváveis: a prancha Chaos Emerald e o Modo Mission: Super Sonic, entretanto, não há este modo Mission. Ficou como sendo um resquício do protótipo do jogo.
Ficha técnica
Nome: Sonikc Riders
Plataforma: Xbox, Playstation 2, Game Cube e PC
Gênero: Corrida
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-idiomas
Data de Lançamento: 21/02/2006
Download: manual do jogo (PDF)
Site oficial: Sega of Europe; Sega Of Japan; Sega of America
Nome: Sonikc Riders
Plataforma: Xbox, Playstation 2, Game Cube e PC
Gênero: Corrida
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Multi-idiomas
Data de Lançamento: 21/02/2006
Download: manual do jogo (PDF)
Site oficial: Sega of Europe; Sega Of Japan; Sega of America
Avaliação
Prós/Contras
Gráficos: 9,0
Som: 9,5
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 9,1
Nota Geral: 8,0
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