Google+ Hartsonic The Hedgehog: Tutorial: Como modificar as músicas dos jogos Sonic 4 Episode 2 e Sonic Generations

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sábado, 23 de junho de 2012

Tutorial: Como modificar as músicas dos jogos Sonic 4 Episode 2 e Sonic Generations



Postado por: Hartsonic




Hoje como é aniversário do nosso Ouriço Azul, eu resolvi postar esse tutorial para que vocês possam modificar as músicas dos jogos Sonic 4 Episode 2 e Sonic Generations.


Antes de começar o tutorial, aqui vai uma breve observação: as músicas que eu adicionei são dos jogos Sonic Generations (para o Sonic 4 Episode 2), Sonic 4 Episode 2 (para Sonic Generations) e Sonic Unleashed versão de XBOX 360 (para Sonic Generations e Sonic 4 Episode 2). Ou seja para colocar músicas do Sonic 4 Episode 2 para o Generations ou vice-versa é mais fácil pois as 2 versões são de PC, agora para passar as músicas do Sonic Unleashed para o Generations ou o Sonic 4, vocês terão que ter a iso do Sonic Unleashed de XBOX 360. (mas vocês podem me pedir a música que eu faço o upload dela e posto o link para download, evitando que vocês baixem mais de 8gb só para pegar as músicas).


Bom agora vamos ao tutorial:


1- Programas necessários:


Pack de programas obrigatórios.


Xbox Backup Creator (para quem for extrair o áudio do Sonic Unleashed de XBOX360)


2- Assim que você descompactar o "pack de programas obrigatórios", abra a pasta "Gen-S4-Music-Tools" e depois a pasta "QuickBMS", assim que abrir a pasta, execute o "quickbms".


Assim que você executar o quick bms, irá abrir uma janela do DOS e uma outra janela pedindo para você selecionar o plugin que irá utilizar ("select the BMS script or plugin to use"). Nesta janela entre na pasta do quick bms, clique em "cpk" e clique em "abrir".


Assim que você fizer isso, o programa irá pedir para você escolher o arquivo das músicas do jogo que você quer descompactar.


Eis as seguintes opções:


Sonic 4 Episode 2:


- Dentro da pasta do jogo, clique na pasta sound e escolha o arquivo "SONICDL_SNG01.CPK".


Sonic Generations:


- Dentro da pasta do jogo, clique na pasta "Sound". Dentro desta pasta, você pode mudar os seguintes arquivos:


SNG19_JNG.cpk - Jingles (title screen, invincibility, round clear, game over, etc.)
SNG20_MSN.cpk - Músicas das missões (Super Sonic Racing, Balloon Park, S3D Title)
SNG22_ADD.cpk - Músicas desbloqueáveis. Recomendado!


OBS: Quando você descompactar os arquivos (do Sonic 4 ou do Generations), ele será descompactado para uma pasta chamada "Synt", então você deve criar uma pasta com o nome real do arquivo e jogar essa pasta "synt" para dentro dela. por exemplo, eu descompactei o arquivo SNG22_ADD.cpk do Sonic Generations na área de trabalho e ele descompactou uma pasta chamada "synt" e lá estão todas as músicas daquele arquivo, então eu pego e crio uma pasta na área de trabalho chamada "SNG22_ADD.cpk" e jogo a pasta "synt" (jogue a pasta e não só os arquivos de dentro dela) para dentro dela.


Depois de abrir pelo menos 2 arquivos(o arquivo que você vai pegar a música e o arquivo que você vai colocar a música) é que começa o desafio.


 Primeiro você vai precisar ver se as músicas tem a mesma frequência, pois se não tiverem não adianta troca-las que vai dar erro, para isso entre na pasta "Gen-S4-Music-Tools" e abra a pasta "SFIV Audio Manager", dentro da pasta execute o aplicativo.


Com o programa aberto, clique em file>open file, na janela que se abrir você deve escolher o arquivo .csb das músicas que você quer saber a frequência correta para substituí-las no jogo.


Então aqui fica assim, para sabe a frequência certa das músicas:


Caso você queira saber a frequência das músicas do Sonic 4 Episode 2 , vá na pasta do jogo, depois entre na pasta sound e escolha o arquivo "SONICDL_SNG01.CSB"  (repare que o arquivo .csb tem o mesmo nome dos arquivos .cpk, isso já facilita e muito o processo).


Caso você queira saber a frequência das músicas do Sonic Generations faça o seguinte:


para o arquivo "SNG19_JNG.cpk" abra "SNG19_JNG.csb"


para o arquivo "SNG20_MSN.cpk" abra "SNG20_MSN.csb" 


para o arquivo "SNG22_ADD.cpk" abra "SNG22_ADD.csb"


Agora que você já sabe a frequência das músicas que você quer adicionar ao seu jogo, simplesmente abra a pasta que você vai colocar essa música, pegue a música que você vai colocar no jogo e renomeie com o nome da música que você vai tirar do jogo.


Depois de colocar as suas músicas, vamos para o final do tutorial.


Abra a pasta "Gen-S4-Music-Tools" e depois abra a pasta "CRI Packed File Maker" dentro desta pasta execute o aplicativo "CriPackedFileMaker" e uma janela do aplicativo irá se abrir. Clique aonde tem o desenho de uma pasta para abrir uma janela, quando esta janela abrir escolha a pasta onde estão as músicas que você modificou para o seu jogo (por exemplo: modifiquei as músicas da minha pasta "SNG22_ADD.cpk", então eu escolho essa pasta e clico em "ok".


Depois de clicar em "ok", na tela do programa irá aparecer as músicas de dentro dessa pasta, quando isto acontecer clique em "Build CPK file". Na janela que abrir em seguida, escolha aonde salvar o arquivo .cpk (não salve na área de trabalho, crie uma pasta em meus documentos e salve o arquivo lá) e depois clique em "Start to Build". Pronto está feito o seu arquivo .cpk .


Agora é só você ir na pasta do jogo que você modificou as músicas, clicar em sound e colocar esse seu novo arquivo .cpk  lá dentro, mas lembre-se de fazer um backup do seu arquivo original primeiro, caso as suas modificações não tenham funcionado do jeito que você queria.


Agora é só abrir o jogo e se divertir.


Tutorial Feito (ou Mal-Feito) por Hartsonic. 


FELIZ ANIVERSÁRIO SONIC THE HEDGEHOG - HÁ 21 ANOS FAZENDO NOSSA ALEGRIA 

2 comentários:

  1. o amigo, da pra vc mi add no face, tenho uma duvida sobre como abrir arquivos cpk, tipo de um jogo d pc q tenho, vc talvez possa mi ajudar>
    FACE: welton parzanini
    vlw

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