Inicialmente a Sega tinha planejado lançar apenas o título Sonic the Hedgehog para os videogames da nova geração. Quando a Nintendo revelou o hardware do Wii, a equipe percebeu que não seria possível portar o jogo para o sistema e a equipe de Yojiro Ogawa foi dada a responsabilidade de fazer um jogo de Sonic para o Wii. Nos intermédios da E3 2006, a Sega fez o anúncio do jogo Sonic Wild Fire. Ainda na E3, o jogo mudou de nome para “Sonic and the Secret of the Rings”, e depois para “Sonic and the Secret Rings”. O game foi uma novidade para a série, tanto pela história quanto pela jogabilidade no Nintendo Wii.
Enredo
Sonic dormia tranqüilamente ao lado da sua cópia do livro das 1001 Noites, até que uma gênia do anel apareceu do livro. Ela chama-se Shahra e tinha vindo do mundo dos contos das 1001 Noites para pedir ajuda ao Sonic ‘o lendário ouriço azul’, para salvar o seu mundo de outro gênio maligno – Erazor Djinn – que se sugasse todo o poder das paginas do livro poderia invadir o mundo real. Perante isso Sonic decide ajudar Shahra. Para selar um acordo, Shahra entrega pra Sonic um anel dourado, alertando-o que com ele, o ouriço poderia fazer pedidos, sejam eles qual forem, assim, ambos entram no mundo do livro. Logo no inicio Erazor (o vilão) e perde sua primeira batalha e para piorar Erazor lança uma flecha de fogo em seu peito e diz que se Shahra não trouxer os 7 Anéis Secretos (World Rings), Sonic morrerá. A aventura começa, como Sonic não é do mundo dos contos, só ele pode tocar e pegar os anéis a tempo de salvar o mundo a si mesmo do Erazor Djinn.
Personagens Principais
Sonic the Hedgehog: Como sempre, é a personagem principal no jogo e uma “lenda” no mundo das 1001 noites. Nos contos Shahra diz-lhe que ele é conhecido como o “Lendário Ouriço Azul”, e está destinado a salvar as historias do livro. Sonic também possui um anel, que lhe foi dado no inicio do enredo, por Shahra, com ele pode pedir qualquer desejo á gênia do anel. (assim como o Aladin e a lâmpada mágica). Sonic se transforma em DarkSpine Sonic, após absorver todos os World Rings. É uma transformação inédita no jogo.
Shahra: É a gênia do anel que ajuda Sonic durante o jogo. Graças aos seus poderes mágicos pode conceder desejos e transformar-se numa pequena luz para ajudar Sonic nos níveis e missões.
Erazor Djinn: É o vilão do jogo que está a corromper as páginas das 1001 Noites, e planeia governar o mundo. Assim como Shahra também possui moderes mágicos, muitos mais fortes do que a gênia. Erazor é também um gênio, um gênio da lâmpada, podendo também conceder desejos, limitados a 3 por pessoa. Após absorver os 7 World Rings, Erazor se transforma em Alf Layla Wa Layla, um monstro incompleto, que para dominar o mundo, precisa dos anéis. E quem coleta os anéis, é o Sonic.
Novidades
Este game é estrelado exclusivamente pelo Sonic. A última vez que isso ocorreu foi no game Sonic 3D Blast, em 1996. Os outros personagens (Shadow, Silver, Blaze, Cream e Omochao) aparecem no jogo, no modo de Multiplayer (Party Mode) e também como cameos de personagens de histórias do livro (Simbad/Knuckles, Ali Baba/Tails, Rei da Pérsia/Eggman) no Adventure Mode. Assim como em Sonic Adventure 2, Big faz vários cameos no jogo, fique de olho!
Para que o jogador se acostume com os comandos do Wiimote, o game trará uma fase de treinamento chamada Lost Prologue (sim, igual a Knuckles Chaotix). Isso porque graças ao controle revolucionário do Wii o jogador terá que lidar com algumas novidades no mundo dos games. Neste mundo serão habilitadas mais missões assim que o jogador tiver conseguido mais habilidades, podendo assim treiná-las enquanto progride no jogo.
A posição para se jogar é com o controle na horizontal e sem o Nunchuck (parte do Wiimote aonde fica o direcional). Todo movimento provocado no controle será repercutido na tela. Para desviar dos obstáculos será necessário jogar o controle para os lados e por aí vai. Quem diria, quando você tinha 7 anos e puxava o controle de fio do Mega Drive ou Master System para os lados agora vai de fato jogar o personagem para os lados! É isso que um dos produtores do jogo, Yojiro Ogawa afirmara como uma forma inovadora de controlar a velocidade do Sonic. A todo o tempo no jogo o personagem está sempre correndo nas fases, de modo que cabe ao jogador não controlar para onde o Sonic vai, mas sim desviar dos obstáculos e coletar os itens. Assim, ficará para efeito de compreensão como o Estágio especial do Sonic 2 e do Sonic 3D Blast 32 Bits.Quando o jogador começar a jogar, aparecerá no mundo Lost Prologue, para treinar as suas habilidades (sim, igual a Knuckles Chaotix). Isso porque graças ao controle revolucionário do Wii o jogador terá que lidar com algumas novidades no mundo dos games.
Análise Técnica
Sonic Secret Rings conquista grande público pela sua inovação com o controle e seus comandos, sem perder o estilo do ouriço que é a velocidade. Não somente isso, outros fatores fazem do game um dos mais divertidos da franquia na era 3D. Começando pelos gráficos, tudo é muito bem iluminado e alguns efeitos em especial como os da água são bem superiores e muito bonitos. O acabamento dos personagens também é muito superior, com uma grande iluminação, que não é tão exagerada quanto em Sonic Adventure DX, mas ainda sim bem presente. Alguns efeitos são bem simples, como a sombra de Sonic que as vezes apresenta-se um pouco deformada. Fora isso, os efeitos são muito bonitos e preenchem os requisitos do Wii.
A jogabilidade é o fator principal do game e foi bem tratada no game, mas ainda sim não é perfeita. Se você espera por um game aonde poderá fazer diversas funções com o Wiimote, Sonic Secret Rings trará de uma forma interessante a movimentação do controle. Você terá de chacoalhá-lo, deixá-lo em posições verticais algumas vezes, balançá-lo, puxá-lo pra trás e depois bruscamente para frente e etc... Fora isso, ainda existe o movimento básico do game com o Wiimote, balançando-o para direita e esquerda, desviando de obstáculos e pegando caminhos mais rápidos e seguros. O game exige bastante agilidade do jogador ao longo do progresso: Sonic começa com uma velocidade bastante lenta, o que é irritante de começo, mas ideal para aprender a jogar. Com os níveis adquiridos e as habilidades coletadas, você poderá aumentar sua velocidade de uma forma incrível. As vezes, a velocidade é tanta que o raciocínio fica quase nulo. E é nessas horas que a jogabilidade pode falhar.
Os comandos em poucas frações de segundos não são respondidos com precisão. Ou seja, as vezes pode ocorrer de Sonic não ir para alguma direção o tanto quanto você queria, justamente pela reação entre o Wiimote e o seu adaptador que faz com que os comandos aconteçam. Juntando isso a uma velocidade imensa, isso causa um pouco de instabilidade nos movimentos do personagem, fazendo você cair e perder a vida com maior freqüência. Outro fator irritante é o uso do Homing Attack, desde o pulo do Sonic até a execução do golpe. Dependendo de quanto tempo você segura o botão de pulo, a distância dele pode variar. As vezes, pulando muito alto ou baixo demais, a mira dos inimigos não é programada e você simplesmente executará o Homing Attack no ar, sem nenhuma velocidade, despencando na água ou no abismo. Os movimentos para a execução do Homing Attack tem de ser feitos em hora certa. Ou seja, chacoalhar o Wiimote desesperadamente não irá ajudar. Só que muitas vezes, os comandos não são respondidos fazendo você cair novamente.
As músicas e os efeitos sonoros são um ponto muito forte no game. Todas as músicas seguem um estilo que combinam e muito com as fases. Geralmente elas são cantadas. O ponto fraco para isso é que maioria das músicas apresentam pouquíssimas letras, fazendo com que você escute a mesma frase milhares e milhares de vezes. Fora isso, todas elas são muito bem compostas e empolgantes, ajudando o clima do game. Os efeitos sonoros também são bem suaves e agradáveis. Efeitos como as orbs sendo coletadas por Sonic, que fazem com que ele execute ataques especiais, são bem agradáveis de escutar.
A diversão de Secret Rings é bem grande. Apesar de não haver muitas fases, será possível jogá-las de maneiras diferentes, seja apenas em pedaços específicos ou inéditos, ou de trás para frente, por conta das inúmeras missões que são habilitadas cada vez que você termina uma. Os números de missões concluídas podem habilitar novos extras numa seção especial do game, fazendo-o ver vídeos como o o Making Of de Sonic Secret Rings entre outros. Além disso, é possível habilitar outras formas de poder com o Sonic, deixando o gameplay ainda mais exagerado e emocionante.
Ainda falando sobre diversão, existe o modo Multiplayer no qual você poderá enfrentar seus amigos em provas que irão usar o Wiimote de formas bem diferentes e inusitadas. Todas as provas lembram bastante os Mini-games de Sonic Shuffle, com uma interação bem maior. O problema novamente cai por conta dos comandos que as vezes não respondem. Fora isso, será possível fazer até um torneio ou jogar somente um Mini-game de sua preferência. Com o progresso do game, ganhando missões, será possível habilitar mais quatro personagens. Os já habilitados são: Sonic, Tails, Knuckles e Amy.
Jogablidade
A jogablidade é diferente de todos os outros jogos do Sonic a 3D, porque o Wii-Remote, o novo “controle” da Nintendo, possui sensores de movimento e de ângulo, permitindo assim utilizar o controle de diversas maneiras originais nos jogos.
Confira uma lista dos movimentos básicos:
Movimento para os Lados
Como Sonic sempre segue em frente, as únicas direções em que nos podemos mover são para os lados - esquerda e direita. Para realizar esses movimentos, tem que se inclinar o controle como se vê na figura:
O salto do Sonic também não podia faltar. Neste jogo ele é mais complexo. Se segurar o botão 2 ao correr, Sonic irá abrandar para carregar o salto. Para fazer o Sonic saltar mesmo tem que largar o botão 2. Por quanto mais tempo segure o botão, mais longe e alto Sonic saltará. Enquanto estiver pressionando o botão 2, Sonic irá frear para adquirir mais impulso. É uma boa maneira de parar o personagem, mas às vezes a habilidade pode ser fatal para o jogador, fazendo Sonic cair na água, por exemplo.
Homing Attack:
Quando Sonic está perto de um inimigo no ar durante um salto, uma mira irá aparecer no inimigo. Sempre que a mira estiver vermelha e não verde, se você abanar rapidamente o controle para a frente, Sonic irá realizar o seu característico Homing Attack, sendo este o ataque mais eficaz e acessível em todo o jogo. O Homing Attack não serve somente para inimigos mas também para obstáculos e springs localizados pela fase. O interessante é que mesmo com a distância longa de algum objeto ou inimigo, usando de maneira correta o comando, Sonic irá acertá-lo pegando um impulso absurdo.
Parar e Retroceder:
Apesar de Sonic correr em frente automaticamente, é possível fazê-lo parar e voltar a trás. Infelizmente enquanto Sonic caminha para trás a camera fica sempre focada na frente, o que é frustrante para muitos jogadores. Para executar as manobrar para retroceder basta inclinar o controle para trás. Também é possível apenas parar, segurando o botão 2.
Especiais
Assim como em Sonic Rush, no game também há uma espécie de Tension Gauge agora chamada de Soul Gauge. Ela é uma barra de energia é consumida para executar habilidades especiais. Para deixar essa barra cheia, será preciso coletar algumas esferas ao longo das fases. A capacidade dessa barra é aumentada com a progressão do jogo e o nível de skill do Sonic.
Os especiais que gastam energia da Soul Gauge são:
Speed Brake: A habilidade mais louca do jogo, Sonic corre á máxima velocidade, completamente descontrolado rodeado de chamas e faíscas. A habilidade mais indicada para quem quer zerar rapidamente o nívelTime Brake: O outro especial, exatamente o oposto do Speed Brake, esta habilidade faz o tempo andar muito lentamente. Ideal para passar em situações complicadas. Infelizmente como a velocidade do jogo reduz muito é difícil controlar os comandos.
Elementos RPGs
Esta é uma grande novidade em todos os jogos do Sonic, Secret Rings possui vários elementos de Role-Playing Games, que explicamos a seguir. Com cada missão passada o ouriço irá receber um determinado numero de experiência. Com essa experiência Sonic irá subir níveis, e em certos níveis aprenderá novas habilidades (parecido com Pokemon). A maior parte das habilidades são “power ups” ás técnicas básicas, exemplos: melhor movimento para os lados, melhor deslize em rails, saltos mais longos, etc. Com os Skill Points ganhos a cada nível adquirido, você poderá equipar no anel do Sonic habilidades que você coleta durante as fases. Essas habilidades são pequenos anéis de cores diferentes que ficam em determinados pontos da fase. Coletando-os, você receberá uma informação do que aquela habilidade é capaz e poderá equipá-la dependendo de quantos Skill Points você ainda possui. Também é possível fazer quatro variações de habilidades. Antes de começar a fase, você poderá "escolher" qual anel usar e customizá-lo da maneira que quiser.
Também, quanto maior for o nível do Sonic, ele poderá adquirir habilidades naturais que também devem de ser equipadas. Essas habilidades que são adquiridas com o nível do ouriço geralmente são baseadas em maior velocidade para o personagem, seja correndo ou deslizando em rails.
Novas Mecânicas
Em mais uma das novidades do jogo, quando o Sonic for atingido não terá de sair atrás dos anéis para coletar, pois será descontado diretamente do seu contador (no inicio são -30 anéis, mas é possível subir a resistência com técnicas) No jogo SEGASonic que também não tinha isso por ser um game onde não era possível voltar atrás, os anéis serviam apenas para bônus, pois o personagem tinha barra de energia. Aliás, muitos estão comparando este game com alguns princípios do game SegaSonic e Knuckles Chaotix. Sonic poderá coletar um número exato de Rings, apesar das fases conterem mais do que ele pode carregar. Subindo de níveis e ganhando mais habilidades, será possível aumentar a capacidade de Rings.
Um ultimo fator, está presente ao longo de todo o jogo. Ao contrário dos outros jogos do Sonic, não existem “vidas” nem save points. Por isso se um jogador morrer em certa parte, regressará a um automático checkpoint. (como em Tomb Raider: Legend) Essa regra só não acontecerá em missões especiais, geralmente as que requerem terminar o nível sem morrer (mais que óbvio) e as missões que deixam o nível mais difícil.
No final do nível deixa de existir o clássico som de passagem de fase que foi remixado enumeras vezes ao longo do anos, assim como os Ranks como A, B, C, D, E são agora classificados por medalhas. Sendo a de ouro, prata e bronze, conforme a performance do jogador.
Modos de Jogos
Adventure: É onde se passa a ação, em que você joga com o ouriço, interagindo no enredo com Shahra, que lhe dará instruções. São ao todo 8 fases (ou mundos), carregadas de varias missões para fazer você avançar no jogo. Neste modo, libera-se também extras do Special Book, ao pegar Fire Souls (Minigames).
Party: o modo Multiplayer do jogo, em que é possível jogar, ao todo em 40 party-games. Pode jogar até 4 jogadores, com 4 personagens diferentes, mais 4 destravaveis. Os mini-games serão liberados à medida que for coletando os Fire Souls. O “extra” do Wii-Mote, o Nunchuck, não é utilizado de nenhuma maneira.
Special Book: modo especial do jogo, em que é possível ver alguns extras, como Artworks, o enredo do ouriço, vídeos, capas de jogos, Sound Test, dentre outros especiais como o jogo em desenvolvimento. Esses extras serão liberados à medida que se progride no jogo, coletando medalhas de bronze, prata e ouro.
Last History: o jogo também possui um Last History. Para liberá-lo você precisa conseguir os sete World Rings. Ele fica dentro de Night Palace.
Fases
O jogo apresenta 8 fases. Para habilitar as fases, será preciso fazer algumas missões dentro de uma fase. Ou seja, se você terminar a Sand Oasis, não significa que a Dinosaur Jungle já será habilitada. É preciso fazer algumas missões dentro da Sand Oasis para que a fase seguinte apareça.
Lost Prologue: Primeiro nível do jogo, que funciona como uma espécie de tutorial para você aprender os comandos do jogo, assim como em Knuckles Chaotix.Sand Oasis: Um belo deserto com oásis. Um típico cenário das arábias, com muitos obstáculos e monstros gigantescos. Lanças encantadas perseguem você de qualquer jeito. Prepare-se também para entrar em grandes corredores repletos de lança chamas e encontrar os famosos espinhos ao longo do derserto.Dinosaur Jungle: Uma selva de dinossauros, que podem te ajudar ou atrapalhar. Os dinossauros herbívoros lhe ajudam estendendo seu longo pescoço, pelo qual você pode usar como trajetória para fase. Mas logo no final, existem Tiranossauros Rex que estão doidos para devorar Sonic. Tome cuidado e recue antes que ele tente te morder!Evil Foundry: um castelo em estilo árabe, com muitas armadilhas, caracterizado pelo fogo. Aqui, você encontrará mais labaredas que em Sand Oasis e caminhos bem estreitos que podem fazer você cair na lava muitas e muitas vezes.Levitated Ruin: Ruínas localizadas num palácio flutuante, cuidado com o vento nesta fase. Uma das fases com o visual mais bonito do game. Aproveite a carona da águia e voe no grande caminho que ela deixa. Aproveite para abusar do Speed Brake, caso tenha equipado ele.Pirate Storm: Barcos de Piratas ao longo da costa, durante varias tempestades. Uma das fases mais complicadas devido ao grande nível de água que existe por aqui. Assim como em Evil Foundry, cair e perder a vida não é nada difícil.Skeleton Dome: Uma terra, governada por espíritos malignos. A penúltima fase do game e também uma das mais difíceis. A partir daqui, você terá de usar o Wiimote com total precisão.Night Palace: O palácio de Erazor Djin. Tem propriedades mágicas, por isso cuidado. As passagens de salas em Night Palace são muito bonitas, junto com a música que deixa a fase ainda mais emocionante. Tome cuidado nessas passagens com o chão de cristal que cai sozinho.
Gráficos
Infelizmente o Wii é o pior console da nova-geração a nível de gráficos e processador. No entanto a Sonic Team fez um bom trabalho a nível gráfico no jogo, que é considerado por muitos "o mais belo do Wii". Todos os ambientes no jogo são bem detalhados, com belos backgrounds 3D e texturas em boa resolução (mas muito inferiores ao Sonic Next-Gen do 360 e PS3). A nível gráficos destaca-se os belos reflexos da água, a iluminação do jogo e os detalhados modelos do Sonic e companhia.
Som/Musicas
O soundtrack segue uma mistura do estilo Rush e o estilo Adventure. 75% das musicas são cantadas no estilo Rock e Pop-Rock As musicas dos estágios são maior parte no tempo instrumentais com um refrão de vocais, adaptando-se muito bem ao estilo do jogo, destaque para “Let the speed to mend it”, “Blue on the Run”, e o tema principal “Seven Rings in Hand”, que está presente em 25% do jogo.
Este também é o primeiro jogo que a “banda oficial” do Sonic – Crush 40 – não canta nem toca nenhuma música do SoundTrack. Quase todas as músicas são cantadas pela banda Runblebee
Os detalhes do som também são muitos bons, pode se ouvir os passos de Sonic quando este corre no metal (exemplo: Lava Froundy), assim como bons efeitos sonoros ao longo do jogo como no homing attack e nos diversos especiais.
O patinho feio?
O Sonic Wild Fire inicialmente era bem esperável. No dia que mudaram o nome para o terrível "…and the Secret Rings", os fãs desconfiaram. E logo depois quando veio à toa a idéia de um enredo envolvendo o livro 1001 Noites, a coisa só veio a piorar. O jogo era esperado com hostilidade, enquanto as atenções se voltavam ao Next-Gen. Veio o Next-Gen, considerado o maior fracasso da década, e Sonic ‘Rings passou a ser a esperança da salvação do ouriço. Felizmente, o jogo fez bonito. Recebeu a maior nota dos mais recentes jogos 3D do Sonic, pelos reviewers, sendo considerado MELHOR que Sonic Adventure 2. No entanto, os fãs continuam a preferir o jogo do Dreamcast.
Dados
Nome: Sonic and the Secret Rings
Plataforma: Nintendo Wii
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sega Studios/Sonic Team
Idioma: Multi-Idiomas
Data de Lançamento: 20/02/2007
Avaliação
Gráficos: 9,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 9,0
Nota Média: 8,3
Nota Geral: 8,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário