Em 23 de junho de 1991, o mundo dos games conhecia aquele que mais tarde se tornou um dos maiores mascotes de games de todos os tempos: Sonic the Hedgehog. Poucos jogos conseguiram se manter ativos durante anos com tantos títulos, fracassos, acertos. Em comemoração aos 7 anos do ouriço em 1998, a Sega decidiu inaugurar a nova geração dos jogos do personagem: nascia Sonic Adventure. Um jogo rápido, tridimensional, que trazia todo o universo Sonic the Hedgehog aos novos e potentes videogames. Sonic Adventure buscou adaptar o universo clássico do Sonic para os novos videogames.
Em 2006, ao completar 15 anos, a Sega buscou inaugurar a nova geração dos jogos do Sonic: nascia o jogo Sonic the Hedgehog, apelidado de "Sonic Next-gen". O novo título, sugestivo... igualzinho ao título do primeiro jogo do personagem, visava justamente a ser um marco na nova geração dos super-videogames. Porém, as coisas não deram muito certo, como em Sonic Adventure.
Novidades
Num primeiro momento se cogitou que o game seria uma espécie de remake do primeiro jogo do Sonic para Mega Drive. Quando veio a E3 e com a liberação de novas imagens, vídeos e detalhes, se viu que isso não tem nada a ver. O jogo é de fato uma nova geração de jogos do Sonic. Ele reconstrói o enredo da Saga, assim como fizera Sonic Adventure. Para começar, o game já traz 3 novos personagens: um ouriço prateado de nome Silver, uma princesa (!) chamada Elise e um ouriço chamado Mephiles (veja mais abaixo a ficha de cada). Os cenários são muito bem construídos, as texturas ficaram ótimas. As construções, inimigos, enfim, tudo está muito bem desenhado.
O jogo lembra muito Sonic Adventure. Poderíamos a arriscar em dizer - e não estaríamos errados - que o jogo é um novo Sonic Adventure. Um grande exemplo é a volta do conceito de Adventure Fields de Sonic Adventure. Agora chamados "Town Stages", neles você vai interagir com o mundo exterior e servem de ligação entre as fases de ação. O jogo possui os mesmos elementos dos jogos do Sonic anterior. De Sonic Adventure veio o checkpoint. De Sonic Heroes vieram as molas com as estrelas na ponta e os anéis coloridos no ar, que servem para dar impulso. E surgiu alguns elementos novos, como caixas e paredes quebráveis com todos os personagens. Uma novidade no jogo é que agora os rings acumulados ao final das fases podem ser usados para comprar power ups e alguns itens (como Shields), nas Town Stages.
Durante todo ano de 2006, ouvimos a Sega falar, várias vezes, que esse jogo seria a nova escrita dos jogos de Sonic. Que o nosso ouriço voltaria as glórias e tudo aquilo. Criou-se uma expectativa enorme com o jogo e não foi demorar até que o site oficial japonês fosse ao ar. Foi o estopim para o fãs. Em todos os fóruns de Sonic, não havia dia que um fã não postava um conteúdo "roubado" da página oficial do jogo. Desde uma simples imagem da Amy com um olho vermelhado até uma imagem da Blaze com o Silver, já era noticia do dia e criava-se milhares de teorias sobre a história.
Não só a história, mas também sobre a jogabilidade. A Sega dizia que a câmera seria refeitao e que não teria mais bugs. Os próprios vídeos mostravam uma câmera "funcional", mas a felicidade só durou até o jogo sair. A Sega conseguiu passar uma imagem de que tudo estava perfeito, mas não estava. Problemas rotineiros continuavam. A famosa câmera dos jogos 3d de Sonic é bem conhecida. Ela representa tudo do que não se deve ser uma câmera para que o jogo funcione corretamente. Parece um terceiro elemento do jogo, a verdade é que parece que existe alguém atrás do personagem guiando, porque ela não funciona direito. Na hora de pular ou de girar a câmera é problemática.
Embora exista uma leve melhora com "solidez" do jogo ainda temos um grande problema na hora de correr. Não é possível dizer se intencional ou não, mas quando o personagem começa a correr, é muito fácil perder o controle do mesmo e acabar caindo em um buraco, que alias é um outro defeito do jogo, o péssimo caminho das fases, embora com backgrounds bem construídos.
Por outro lado, a adição do "blur", efeito que desfoca a tela enquanto se movimento, foi uma adição ao jogo. Ele aprimora a sensação de velocidade, dando a sensação que você está, literalmente, voando. Sonic, por si só, não consegue chegar a velocidade máxima sozinho. É preciso o auxilio "dasher" ou alguma habilidade para alcançá-la, mas no entanto, os "dasher" não aparecem com muita freqüência e para alcançar a velocidade máxima seria preciso parar para executar o Spin dash, que retira a dinâmica do jogo. O jogo também não ajuda para ter uma sensação de velocidade, visto que você tem que ir devagar para poder desfiar dos buracos, que te fazem parar constantemente.
Outra grande crítica ao jogo, são os loadings. São muito grandes e realmente demorados, o que atrapalha muito quem está acostumado com um jogo rápido e dinâmico como Sonic.
Enredo
O jogo se ambienta na cidade de Soleanna, uma cidade litorânea, onde vive a Princesa Elisa. Tudo começa numa noite do Festival do Sol. Princesa Elise aparece em público, e eis que surge um exército de robôs de Dr. Eggman. No meio dessa confusão, a Princesa Elise dá um jeito de salvar a esmeralda do caos azul. Elise guarda um segredo e Eggman logo resolve raptar a princesa para pôr em ação o seu mais novo plano, que tem ligação a esse segredo. Acontece que o segredo da princesa provavelmente está relacionado ao Iblis Trigger, um evento que levou às Chamas do Desastre, envolvendo a morte de muitos personagens e a Princesa há 10 anos teve alguma relação para parar isso. Eggman rapta a princesa e quando Sonic descobre todos esses planos já é tarde demais. Enquanto isso, Sonic terá problemas com Silver, um misterioso ouriço místico, que pensa que o Sonic quer destruir o planeta. O que são as Chamas do Desastre? As Chamas do Desastre foram criadas em laboratório há 10 anos atrás num laboratório de Solenna no projeto Solaris, e acabaram provocando a morte do Pai de Elise, monarca de Soleanna, que antes de morrer pediu à sua filha que jurasse segredo sobre o assunto. Acontece que provavelmente as Chamas do Desastre foram guardadas dentro de Elise, e só podem ser despertadas se a princesa chorar. O plano de Eggman visa justamente libertar essas Chamas, a fim de que ele as domine e possa exercer o seu poder. Sonic terá uma longa missão pela frente. Shadow e o ouriço Silver entrarão nessa história toda. Iblis Trigger será libertado novamente e em união com Mephiles, um ouriço do mal, dará origem a Solaris, que está disposto a destruir tudo.
Modos de Jogo
Como ocorreu em Sonic Adventure DX e em Sonic Adventure 2 Battle, o jogo tem dois modos principais de game: SinglePlayer Mode e MultiPlayer Mode. No modo SinglePlayer teremos o modo de jogo normal, onde o jogador encontrará os Town Stages e os Action Stages inseridos dentro do enredo do game, além de vencer as 100 missões secretas. O outro modo é o MultiPlayer, que será composto de dois sub-modos:
Tag-Mode: você joga com Sonic ou Shadow, para juntar o máximo de Chaos Emerald. Os dois trabalham junto, e por isso mesmo dividem os as vidas. Se um morre e não houver anéis extra, a partida se encerra.
Battle mode: modo de 2 a 4 jogadores, com missões aleatórias e quem vencer, ganha uma Medalha de Ouro. Quem juntar mais medalhas de ouro, vence. Provavelmente será jogado também pelos outros jogadores da saga.
Primeiras impressões
Personagens
Você pode jogar com 3 personagens: Sonic, Shadow e Silver. Existem os que são chamados de "Amigos", que em determinada fase, você poderá controlá-los e fazer certos eventos ou dependendo do próprio curso da história, jogará com eles. Segue a lista de personagens a seguir:
Sonic the Hedgehog: o Sonic fez uma boa dieta e cresceu. Mais alto e magro do que nunca, o ouriço definitivamente encerra a sua faceta dos primeiros jogos do Mega Drive (ou do Master System, onde era ainda mais baixo e gordo). Suas fases são de alta velocidade, e são cheias de penhascos. A habilidade do Sonic é a mesma de Sonic Adventure, no entanto, ficou muito mal programada. Dando dois pulos o Sonic vai atacar o badnik. E a outra habilidade é a rasteira, útil para quebrar caixas. Em Wave Ocean, Sonic correrá de uma baleia como em Emerald Coast. Outros animais poderão aparecer ao longo do jogo, como águias, além de haver dentro de cada fase mini-games, como em Sonic Adventure, tendo o jogador que desviar de obstáculos ou perseguir a nave de Eggman. Sonic poderá virar Super Sonic, E em Sonic Next-Gen há uma grande vantagem: você poderá ser Super Sonic em qualquer fase. Personagens amigos: Tails e Knuckles.
Shadow the Hedgehog: Shadow foi enviado pelo Governo Federal para Soleanna, para cumprir uma missão ainda desconhecida. Ele poderá ajudar ou atrapalhar o Sonic. Shadow comandará veículos incríveis, com os quais poderá acessar áreas secretas. No entanto, ele também segue a fase de modo normal. Personagens amigos: Rouge e E-123 Omega.
Silver: é um ouriço prateado que veio do futuro para prevenir as Chamas do Desastre, mas ele não consegue a tempo. Ele precisa localizar o Iblis Trigger, que ele acha que provavelmente é o Sonic. Silver possui poderes paranormais, com os quais ele pode flutuar, levantar objetos como carros e caixas, etc. Suas fases serão bem lentas. Personagens amigos: Amy e Blaze.
Dr. Eggman - Dessa vez, mais vilão do que nunca. A Sega reformulou certos personagens e a mudança mais drástica foi a de Robotnik. Seu plano para dominar o mundo está cada dia mais complexo e nesse jogo, é confusa. Suas criações também mudaram de aparecia, estão mais sofisticadas
Miles "Tails" Prower - Está sempre disposto a ajudar Sonic, visto como seu irmão mais velho. Tails não irá dispensar tecnologia para dar uma mãozinha ao ouriço
Knuckles The Echidna - O guardião da Máster Emerald, está sempre disposto a acabar com os planos de Eggman e entra no jogo para ajudar a Sonic com suas habilidades para alcançar lugares que geralmente não são alcançados por simples pulos.
Rouge The Bat - A morceguinha que trabalha para a agencia militar, G.U.N. A pedido da agencia, Rogue foi investigar segredos sobre Soleana na floresta, mas ela não voltou. Shadow então é chamado para salvá-la
E-123 Omega - Um dos robôs da chamada E- series. Omega quer se vingar do Dr. Eggman por nunca usá-lo em uma missão importante.
Blaze The Cat - De outra dimensão, Blaze pode controlar o fogo e irá se unir a Silver para tentar deter o Iblis Trigger
Amy Rose - Se junta a Silver porque ambos tem o mesmo objetivo: Encontrar Sonic. Assim ela pode se casar com o ouriço e viver feliz.
Mephiles - um ouriço fruto do projeto Solaris, que pode viajar no tempo (Chaos Control) e acaba assumindo a aparência do Shadow. Unindo-se com Iblis, ele se torna Solaris.
Iblis Trigger: trata-se de uma criatura que quer a destruição total e assume diferentes formas.
Solaris: trata-se do grande vilão do jogo, em união de Mephiles e Iblis, ele enfrentará o Super Sonic, Super Shadow e Super Silver.
Os veículos de Shadow
Shadow poderá usar modernos veículos para chegar a áreas secretas. São ao todo quatro modelos: Hover Vehicle (própria área cheia de areia ou terrenos alagados, pois ele é flutuante), Glider (de muita velocidade, será útil para desviar dos inimigos), Buggy (ideal para terreno comum, será usado para abrir novos caminhos) e Bike (uma incrível moto muito rápida). Quando Shadow estiver equipados nele, uma barra vermelha aparecerá no canto direito inferior. Ela representa a blindagem de proteção do veículo. Provavelmente se for esgotada, ele pode explodir.
Os gráficos
É confuso analisar os gráficos do jogo. Os modelos poligonais dos personagens principais estão espetacular, Sonic, Shadow, Elise, Tails, Knuckles entre outros, estão muito bem estruturados e com uma animação suave, que na hora do jogo fica harmonioso. No entanto, um dos rumores que diziam que o jogo seria jogável durante a noite, dependendo do relógio do console, era falso (embora existam imagens).
O jogo conta com o motor de física “HAVOC” que foi usado em outros grandes jogos, mas neste jogo, é pouco usado. Apenas é visto quando objetos são destruídos, ou quando controlamos objectos usando o Silver.
Os cenários possuem Hi-res textures, ou seja, você pode se aproximar do cenário e olhar fixamente as texturas que dificilmente você irá ver aqueles "polígonos' de fotos aumentadas. A beleza em si só também é magnífica, temos cenários, que caracterizam a marca Sonic e a Sega conseguiu manter aquele "velho" intacto mesmo com os grandes problemas da câmera ou pára controlar o seu personagem, é impossível, você não ficar deslumbrado com os cenários do jogo. isso tudo ajuda na perfeição, que a Sega estava tentando impor ao jogo.
Porem, certos personagens como Elise criança ou até mesmo o pai de Elise, estão muito mal feitos. Parece que foi uma montagem de fotos, sinceramente, isso acaba influenciando nos detalhes e na obra final do jogo. Mesmo que eles apareçam poucas vezes, é importante manter um nível no jogo, mesmo quando o assunto é gráfico.
Jogabilidade
A jogabilidade lembra muito a do Shadow The Hedgehog, enquanto que em tudo o resto lembra muito a série adventure. Os níveis são ligados através de vários adventure Fields (Soleana, New City, e Forest), e neles têm varias Soleana Medals, e missões para fazer. Tem até uma lojinha para poder comprar addons para os personagens. Mas a jogabilidade é apontada como o principal defeito do jogo. A razão seria pelo fato de que o jogo apresenta longos e intermináveis loadings e também pelo fato de que a câmera do jogo é uma das mais mal programadas da série Sonic. E olha que quem jogou SADX, deve ter sofrido muito com a câmera mal programada.
Uma coisa interessante é a velocidade progressiva do jogo. Em Sonic Next-gen fica mais do que ressaltado que o Sonic é o personagem mais veloz. Isso gera o inconveniente de que especialmente Silver e os outros fiquem extremamente lentos. A velocidade do game como um todo, entretanto, aumenta progressivamente, de modo que ao chegar em White Acropolis o game vai ficando cada vez mais rápido.
Além disso o jogo apresenta muitos bugs, mas nada que não possa ser driblado. As habilidades e shields que podem ser comprados com os anéis certamente ajudam a dar um novo ar ao jogo. O Shadow teve sua jogabilidade diferenciada em relação ao Sonic. Silver é muito criticado por ser um personagem lento. O seu estilo de jogabilidade é bem diferente dos demais personagens, o que exigirá uma adaptação do jogador. Uma grande crítica ao jogo é o fato da velocidade dos jogadores ter sido bem reduzida em relação aos jogos anteriores. O objetivo era de justamente facilitar a jogabilidade. Mas será que deu certo?
Novas Habilidades
Todos os personagens têm uma barrinha de energia. Para o Silver, essa barra serve para aprimorar suas habilidades paranormais. Quando ele levita, por exemplo, essa barra vai se gastando de modo rápido. Mas ela é rapidamente preenchida à medida que se destrói badniks, obstáculos e ao se coletar anéis.Para o Sonic e Shadow, a barra demora mais para se encher.
Sonic possui novas habilidades como Tornado Kick, movimento similar ao seu "Finish Blow" em Sonic Battle. Existem outras habilidades, mas você precisa comprá-las no shopping do jogo. O mesmo para Shadow The Hedgehog
O shopping do jogo é praticamente a mesma coisa que o Black Market, mercado usado para comprar itens para os Chaos em Sonic Adventure Dx e Adventure 2 Battle. Quando você terminar uma fase, você salvará anéis. Se você terminou a fase com 143 anéis, você terá 143 anéis para comprar itens. Existem outras habilidades que só estarão disponível com a finalização do jogo.
Town Stages
As fases do jogo são divididas entre cenários de interação e investigação, os Town Stages (equivalentes aos Adventure Fields) e em fases de ação, os Action Stages. Nos Town Stages, os personagens vão interagir com as pessoas na rua, exatamente como em Sonic Adventure. O primeiro cenário dos Town Stages lembra muito a Station Square. Nele há uma praia num belo cenário, com construções que lembram exatamente as do jogo Sonic Adventure. As fases de ação estarão escondidas dentro dos estágios como em Sonic Adventure DX. As pessoas poderão te ajudar a localizá-las. À medida que você avançando pelas fases de ação, novos detalhes do enredo serão revelados. O jogo segue um caminho diferente para cada personagem, portanto, como em Sonic Adventure DX, cada personagem poderá ter fases diferentes com meios de acessar diferentes. Todos os Town Stages, são voltados ao reino de Soleanna.
Soleanna Castle Town
Soleanna City
Soleanna Forest
Action Stages
Há ao todo 10 diferentes fases de ação. A entrada para as fases é feita através de portais localizados nos action Fields (Town Stages), e as fases são enormes, com muitos puzzles, e muita ação. O Sonic por exemplo possui algumas partes em que ele fica correndo sozinho e que o jogador deve apenas desviar dos obstáculos. Nas fases serão encontrados muitos badnicks, anéis, powerups, e às vezes alguns sub-chefes.
Essas fases escondem 100 mini-missões que você terá que desvendar. Isso significa que o rumo do jogo poderá ser alterado pela capacidade de percepção do usuário. Não será rápido para fechar o game com todas as missões. Isso é certamente um incentivo muito grande ao jogo, que possivelmente demorará bem mais que Sonic Adventure DX para ser concluído. Nas fases você poderá coletar os famosos itens escondidos nos monitores, tradição dos jogos do Sonic, além de usar os "dashers" para ganhar uma velocidade extra. Ao final de cada fase um rank será elaborado com base no número de inimigos destruídos, tempos, anéis e score.
Wave Ocean - Uma "homenagem" a Emerald Coast de Sonic Adventure, é a mesma fase, claro que o layout é diferente, mas temos notáveis citações ao Sonic Adventure, como a perseguição com a baleia na ponte de madeira. Essa fase é jogável com Tails, E-123 Omega e Blaze.
Dusty Desert - A ruínas antigas de Soleana,dependendo do personagem que você joga você passará por um local diferente da fase. Essa fase é jogável com E-123 Omega e Amy.
White Acropolis - Uma das várias bases do Dr. Eggman no jogo. É uma fase de neve e elementos antigos como o Snowboarding está presente na fase. Essa fase é jogável com Tails, Rouge e Blaze.
Crisis City - Uma cidade que está em ruínas. Essa fase também conta com o Snowboarding, lembrando a fase City Escape de Sonic Adventure 2, em que você desliza nas ladeiras de São Francisco. Essa fase é jogável com Blaze.
Flame Core - Uma espécie de vulcão, que está prestes a entrar em erupção. Nessa fase, Sonic, Tails e Knuckles unem-se com Shadow e Rouge, que estão presos no futuro. Essa fase é jogável com Knuckles e Rouge.
Radical Train - Um dos trens do Eggman passa por essa região. Essa fase, diferente das demais, é bem rápida e possui até uma perseguição, embora não seja muito longa.
Tropical Jungle - Uma das fases reveladas na E3 de 2006. Em Shadow's Story, você jogará com a Rouge a fase inteira para encontrar Omega. Essa fase é jogável com Rouge.
Kingdom Valley - Essa foi a primeira fase divulgada no jogo, embora muitos pensem que essa é a primeira fase para Sonic, mas não é. Na verdade, é uma fase difícil, com buracos em toda parte. É preciso ter cuidado para não cair aqui. Essa fase é jogável com Rouge
Aquatic Base - Outra base do Eggman. Ela lembra uma das fases de Sonic Advance 3, Ocean Base, mas possui elementos da Hot Shelter, do Sonic Adventure. Como vidros transparentes mostrando o exterior da base. Essa fase é jogável com Tails e Knuckles.
End of The World - A ultima fase do jogo, também conhecido como Last' Story. Você jogará com todos os personagens passando por elementos de todas as fase anteriores.
Jogo feito às pressas
A impressão que dá é que o jogo foi feito às pressas. Nunca anteriormente a Sega havia feito tanta cogitação em torno de um jogo, e nunca tivemos um jogo do Sonic tão discutido. Nem mesmo Sonic Adventure e Sonic 2 tiveram o mesmo impacto. E entretanto, Sonic Next-Gen foi simplesmente massacrado nos reviews das revistas e sites mais conceituados do mundo. A crítica é que o jogo possui uma jogabilidade muito fraca, história repleta de clichês, e o conjunto geral é muito fraco. Os gráficos são bons e um fã do Sonic certamente gostaria do jogo, mas tecnicamente o jogo é um fracasso. Para se ter noção, o seu manual menciona coisas que simplesmente não estão no game:- Na página 11, o manual fala do Shield. Os shields nesse game só podem ser comprados. Dentro do jogo há apenas um único, em Wave Ocean.- Na página 17, diz que o Knuckles pode atingir inimigos enquanto faz glide. É falso.- Na página 17 e 18, o manual menciona que existe uma barra de limite para o vôo do tails, e o Glide do Omega. Isto é falso, não existe tal barra.
Outro erro do jogo, é que não aproveita as funções do XBOX LIVE, na versão Xbox 360. Para jogar com dois players, só o podemos fazer localmente. Não é possível jogar através da Internet, mas ainda é possível sair um patch para arranjar este “problema”.
Vídeos e Fotos
Quer ter as suas próprias impressões do jogo? Recomendamos o vídeo com o jogo completo:
http://www.youtube.com/watch?v=aSkKGX2mfFA (Playtrough)
Para PC?
Inicialmente os boatos corriam para dizer que o game seria lançado também para PC. Havia até a data: março de 2007. Depois disso houve um silêncio. Depois, novamente voltaram os boatos, cada um com uma data fixa. Entretanto, recentemente, a Sega confirmou que não haverá o jogo para PC. Não POR ENQUANTO, o que não impede que o jogo venha a ser produzido futuramente.
Conclusão
Sonic the Hedegehog ou Sonic Next-gen é um dos games do Sonic de análise mais controvertida. Há os mais ferrenhos críticos ao game e há também aqueles que defendem o jogo. Os críticos dizem que tirando o fato de ser um jogo do ouriço, absolutamente nada atrairia o público a um game como foi Sonic Next-gen. Já os defensores dizem que as falhas do jogo são acostumáveis e que ao final tem-se em mãos um ótimo jogo. Em que lado você se posiciona? Jogue e conclua por si!
Ficha técnica
Nome: Sonic the Hedgehog
Plataforma: Playstation 3, Xbox 360
Gênero: Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês e Japonês
Data de Lançamento: 14/11/2006
Avaliação
Prós/Contras
Gráficos: 8,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 5,0
Diversão: 5,0
Nota Média: 6,5
Nota Geral: 5,5
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