Nome: Sonic Heroes
Plataforma: GameCube, Playstation 2, Xbox e PC
Gênero: Aventura/Ação
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês, Japonês, Francês, Italiano, Espanhol e Alemão
Data de Lançamento: 30/12/2003
Sonic Heroes foi o primeiro jogo do Sonic lançado após a morte do Dreamcast e com um grande diferencial: foi lançado simultaneamente para Game Cube, Xbox e Playstation 2, em datas muito próximas. O jogo é um spin-off, ou seja, um jogo fora da série principal, de modo que não é uma continuação de Sonic Adventure. É um jogo um tanto dividido entre os fãs: há quem adore e há quem odeie. O jogo foi um dos poucos games do Sonic também adaptados para PC, numa adaptação muito bem feita.
Novidades
O game traz inúmeras novidades. Para começo de conversa, você não joga com apenas um único personagens. Os personagens jogam em trios que se denominam times. Cada componente dos times tem uma habilidade em específico: Vôo (Fly), Poder (Power) e Velocidade (Speed). As habilidades remetem, é óbvio, aos personagens principais: Sonic (Velocidade), Tails (Vôo) e Knuckles (Poder). Por essa razão, o logotipo do jogo é uma espécie de três esferas estilizadas, onde cada uma representa uma habilidade: a azul representa a velocidade, em alusão ao Sonic; a amarela representa o vôo, em alusão ao Tails; e a vermelha representa o poder, em alusão a Knuckles.
Assim, durante as fases o jogador irá escolher qual o personagem-habilidade mais adequado para o momento. Em áreas sem muitos inimigos vale a pena usar a formação de velocidade. Nas áreas com muitas barreiras e inimigos, vale a pena usar o personagem de força. E nos paredões e acessos secretos vale a pena usar a formação de vôo. Às vezes o jogo terá alguns itens que trocarão automaticamente a formação, especialmente nas primeiras fases. De todo modo, vai da conveniência do jogador escolher qual o personagem mais adequado para todas as situações.
Há ao todo 4 times, cabendo aqui antes algumas considerações. A primeira de todas é a volta dos Chaotix à tela dos games. Existe assim um time formado por Vector (Poder), Charmy (Vôo) e Espio (Velocidade), o Team Chaotix. Outra novidade é a volta de Shadow. Todos tinham pensado que ele havia morrido em Sonic Adventure 2, entretanto, o personagem estava em estado de hibernação no laboratório de Eggman. Quem está de volta também é o Big the Cat, para compor a habilidade de Poder no time da Amy. Por fim, temos também um novo jogador: E-123 Omega, um robô não muito útil.
Passando à consideração dos times, são eles: Team Sonic (Sonic, Tails e Knuckles), Team Chaotix (Espio, Charmy e Vector), Team Rose (Amy, Cream e Big the Cat) e Team Dark (Shadow, Rouge e E-123 Omega). Cada time tem seu enredo próprio, que se inter-relacionam, com exceção do Team Chaotix, que tem um enredo totalmente à parte.
Passando à consideração dos times, são eles: Team Sonic (Sonic, Tails e Knuckles), Team Chaotix (Espio, Charmy e Vector), Team Rose (Amy, Cream e Big the Cat) e Team Dark (Shadow, Rouge e E-123 Omega). Cada time tem seu enredo próprio, que se inter-relacionam, com exceção do Team Chaotix, que tem um enredo totalmente à parte.
As fases são longas, cheias de mini desafios dentro delas, como pequenas corridas dentro de veículos, inclusive com tomada de tempo própria. Os elementos dos jogos do Sonic estão todos presentes: anéis (que como todos sabem serve para evitar que o personagem morra), itens (velocidade, vida extra, anéis, dentre outros, que ficam dentro de balões e em monitores), molas e tem também alguns elementos novos. Um deles são círculos coloridos, que quando o personagem passa por dentro deles, dá mais velocidade e impulso, além de anéis aéreos de velocidade para os personagens de habilidade de vôo (esses anéis também têm em Sonic Adventure, nas fases do Tails). Além disso, tem também pontos de interrogação dentro de cada fase, que contêm instruções, além de pequenos hologramas que substituem os tradicionais postes dos jogos clássicos, fazendo com o que o personagem volte a partir deles, caso morra. Um outro item inédito são os Level Balls, que são bolas que aumentam o nível de poder do personagem, ressaltando as suas habilidades. Cada personagem do trio tem direito a 3 level balls por fase. Quanto mais você distribui os personagens, mais levell balls para cada um você vai conseguir. Eles são das cores das habilidades, de modo que a azul vai para o personagem de velocidade, mesmo que você esteja numa formação de Poder, por exemplo. As level balls você consegue detonando inimigos e também em lugares secretos.
Um dos elementos novos do jogo é uma barra de energia, que é preenchida à medida que se pega anéis (igualzinho ao SegaSonic para Arcade) e se destrói inimigos. Quando esta barra estiver cheia, através de um botão é possível acionar a habilidade especial do Team Blast, que destrói todos os inimigos em volta.
As esmeraldas do Caos também estão no jogo, de modo que é possível virar Super Sonic. Elas ficam dentro dos estágios especiais das fases pares. Para acessar o estágio especial, basta pegar uma chave que fica dentro de uma jaula, geralmente em lugares escondidos. Para quebrar a jaula, use o personagem de Poder.
Os inimigos são uma versão melhora de badniks: são robôs. Os personagens de Poder, geralmente conseguem derrotar direto. Os de Velocidade geralmente precisam acertá-los 2 ou 3 vezes (aparecerá num balão) e os de Vôo podem atirar os outros jogador contra os robôs para deixá-los tontos. São fáceis de derrotar. O inimigo do jogo é o Dr. Eggman, que aparecerá a cada a 2 fases com uma engenhoca maluca.
Você contará também com a ajuda do Omochao nos menus do jogo. Mas não é possível interagir com ele, chutando-o ou fazendo qualquer coisa afim. Conforme já dito, o jogo também foi adaptado para PC, apresentando menos bugs e falhas do que a adaptação de Sonic Adventure DX.
Você contará também com a ajuda do Omochao nos menus do jogo. Mas não é possível interagir com ele, chutando-o ou fazendo qualquer coisa afim. Conforme já dito, o jogo também foi adaptado para PC, apresentando menos bugs e falhas do que a adaptação de Sonic Adventure DX.
Menus do Jogo
O jogo conta com quatro menus, são eles: 1P Play, 2P Play, Extras e Options. Após escolher o modo de 1P, aparecerá a tela para a escolha do slot do jogo. O 1P Play tem os modos de jogo Story e Challenge:
Story Mode: é o modo onde se desenvolve o jogo. São ao todo 4 possibilidades de jogo com diferentes níveis de dificultade. Cada time possui pequenas diferenças nas fases, que, entretanto, são as mesmas para todos. Acompanhe a seqüência de cutscenes para compreender o enredo e o acontecimento do jogo.
Challenge: equivale aos tradicionais Time Attacks, em que você vai jogar para melhorar seu rank nas fases, e também para fazer o menor tempo possível. É um modo ideal para quem quer só jogar as fases para se aperfeiçoar.
Tem ainda o menu Tutorial, em que o Omochao vai ensinar o jogador a conhecer o game e seus comandos.
Story Mode: é o modo onde se desenvolve o jogo. São ao todo 4 possibilidades de jogo com diferentes níveis de dificultade. Cada time possui pequenas diferenças nas fases, que, entretanto, são as mesmas para todos. Acompanhe a seqüência de cutscenes para compreender o enredo e o acontecimento do jogo.
Challenge: equivale aos tradicionais Time Attacks, em que você vai jogar para melhorar seu rank nas fases, e também para fazer o menor tempo possível. É um modo ideal para quem quer só jogar as fases para se aperfeiçoar.
Tem ainda o menu Tutorial, em que o Omochao vai ensinar o jogador a conhecer o game e seus comandos.
Como todo jogo do Sonic, o 2P Play Mode é o modo de Multiplayer em que podem jogar 2 jogadores simultaneamente, cada um com um Time, cumprindo pequenos desafios. São 7 mini-games. Para liberar tudo, é preciso ganhar 20 emblemas no Story Mode.
Action Race - Pequenas corridas nos cenários das fases.
Battle - Um ring em que você tem que colocar os personagens para fora.
Special Stage - É igual ao estágio especial.
Ring Race - Uma corrida para coletar anéis.
Bobsled Race - Pequenos jogos de corrida.
Quick Race - Como o nome diz, uma rápida corrida.
Expert Race - Uma corrida com maior nível de dificuldade.
No Menu Extra, temos o GC Theatre, que contém os cutscenes à medida que se vai liberando e também o Audio Room, que é Sound Test. Por fim, Options, que é o menu de configuração e ajustes. O Audio Setting, em que você pode selecionar entre som mono (melhor caso você esteja numa televisão mono, porque todos os canais de som saem na caixa de som única), stereo (2 canais de som) e Dolby Pro Logic II. Em Game Data você pode configurar os slots do jogo. Em Language Setting temos 6 opções de idiomas. Por fim temos o Rumble Setting e Deflicker.
Enredo
Conforme dito, cada time tem seu próprio enredo, sendo que todas as histórias levam ao mesmo final. O enredo principal do jogo, do Team Sonic, se inicia quando Eggman, em mais de um dos seus planos, diz a Sonic que está desenvolvendo uma poderosa arma, e deu um desafio ao ouriço de em 3 dias impedir a arma de ser acionada. Para isso, Sonic contará com a ajuda de Tails e Knuckles.
O Team Rose entra com um enredo no mínimo inusitado: Amy está à procura do seu eterno amor, o Sonic, enquanto que Big está procurando Froggy e Cream procurando Chocola, o irmão gêmeo de Cheese, seu Chao de estimação. Papo vem, papo vai, todos chegam à conclusão de que Froggy, Sonic e Chocola podem estar juntos, e se unem para procurá-los. Isso porque um jornal mostra o Sonic correndo com Chocola e Froggy na mão. Será que o ouriço raptou eles? Isso fará com que o Team Rose enfrente o Team Sonic. O Team Dark começa quando Rouge invade a base de Eggman à caça de algo valioso. Ela chega ao laboratório de Eggman, onde descobre que Shadow está em estado de hibernação. Entretanto, um incidente acontece: um robô de Eggman, E-123 Omega parece descontrolado. Shadow está com amnésia e não se lembra do que havia ocorrido antes. Por esta razão, Rouge se aproveita para colocar todos contra Eggman e convida todos a combaterem junto o Dr. Eggman.
O Team Chaotix é uma equipe de detetives. Os negócios iam mal, faz tempo que não aparecia ninguém. Eis que de repente Charmy surge com tudo com uma nova missão. A pessoa prometeu pagar muito bem. Tudo que eles precisam fazer é obedecer essa pessoa.
O enredo dos quatro se interagem, e todos acabam chegando ao mesmo destino. O enredo é transmitido no jogo através de uma seqüência de vídeos muito bem feita. Na realidade, todos são levados a chegar até um misterioso robô. Entretanto, as aparências podem enganar, sobretudo em Sonic Heroes. Descubra, jogando!
O Team Rose entra com um enredo no mínimo inusitado: Amy está à procura do seu eterno amor, o Sonic, enquanto que Big está procurando Froggy e Cream procurando Chocola, o irmão gêmeo de Cheese, seu Chao de estimação. Papo vem, papo vai, todos chegam à conclusão de que Froggy, Sonic e Chocola podem estar juntos, e se unem para procurá-los. Isso porque um jornal mostra o Sonic correndo com Chocola e Froggy na mão. Será que o ouriço raptou eles? Isso fará com que o Team Rose enfrente o Team Sonic. O Team Dark começa quando Rouge invade a base de Eggman à caça de algo valioso. Ela chega ao laboratório de Eggman, onde descobre que Shadow está em estado de hibernação. Entretanto, um incidente acontece: um robô de Eggman, E-123 Omega parece descontrolado. Shadow está com amnésia e não se lembra do que havia ocorrido antes. Por esta razão, Rouge se aproveita para colocar todos contra Eggman e convida todos a combaterem junto o Dr. Eggman.
O Team Chaotix é uma equipe de detetives. Os negócios iam mal, faz tempo que não aparecia ninguém. Eis que de repente Charmy surge com tudo com uma nova missão. A pessoa prometeu pagar muito bem. Tudo que eles precisam fazer é obedecer essa pessoa.
O enredo dos quatro se interagem, e todos acabam chegando ao mesmo destino. O enredo é transmitido no jogo através de uma seqüência de vídeos muito bem feita. Na realidade, todos são levados a chegar até um misterioso robô. Entretanto, as aparências podem enganar, sobretudo em Sonic Heroes. Descubra, jogando!
Análise Técnica
O jogo se desenvolveu com ótimo padrão gráfico, graças aos cenários amplos das fases, e seus diferentes backgrounds. As fases são bem longas, cheias de mini-desafios, bem distribuídas e com múltiplas possibilidades de caminho. As músicas do jogo são agradáveis, enquanto que a jogabilidade é razoavelmente boa. No restante, o jogo foi bem feito, bem finalizado, mas com algumas observações necessárias: a versão do Game Cube foi a considerada melhor das 3 versões e a do Playstation 2 foi considerada a mais fraca. Além do mais, é comum durante o jogo alguns momentos de lentidão, especialmente no Playstation 2.
Entretanto, o problema de Sonic Heroes é o conjunto. Os gráficos são legais, os sons também, a diversão é garantida, tem extras, entretanto, o conjunto, o todo forma um jogo que na realidade se torna um tanto enjoativo, além de ter um enredo um tanto viajado. O conjunto do jogo não é tão bom, o que faz a divisão entre os fãs: há os que adoram o jogo, como dissemos, e os que odeiam.
Entretanto, o problema de Sonic Heroes é o conjunto. Os gráficos são legais, os sons também, a diversão é garantida, tem extras, entretanto, o conjunto, o todo forma um jogo que na realidade se torna um tanto enjoativo, além de ter um enredo um tanto viajado. O conjunto do jogo não é tão bom, o que faz a divisão entre os fãs: há os que adoram o jogo, como dissemos, e os que odeiam.
Personagens e Habilidades
Aqui cabe uma atenção especial. Como dissemos são 4 times com três personagens cada. Assim, no Story Mode você terá 4 opções de jogo, cada um com pequenas peculiarides, mesmo que nas mesmas fases. Cada personagem-habilidade tem uma ou mais habilidades especiais, e todos sozinho têm algumas habilidades em comuns. Vamos primeiro conhecer os personagens.
Sonic the Hedgehog: o nosso tradicional ouriço volta a Sonic Heroes para deter o misterioso de plano de Dr. Eggman.
Tails: a raposa de dois rabos aparece para auxiliar o Sonic.
Knuckles: o eqüidna misterioso também ajudará Sonic a derrotar os planos de Dr. Eggman.
Amy the Rose: a simpática ouriça rosa estará à procura do Sonic para se casar com ele. Será que vai dar certo?
Rouge the Bat: a larápia mais famosa dos mundos dos games quer deter Dr. Eggman e vai convencer Shadow e E-123 Omega.
E-123 Omega: um robô desativado do Eggman, que é reativado acidentalmente por Rouge.
Espio: um detetive de ações pensadas e muito reflexivo. Seu estilo calmo não impede ele de buscar desafios.
Charmy the Bee: uma pequena e veloz abelha, que tem habilidades especiais, e que faz parte da equipe de detetives.?
Vector: um atrapalhado crocodilo, sempre à busca de novos desafios, embora que nem sempre ele acerta em seus palpites.
Vamos agora às habilidades e comandos. O primeiro deles é a troca de personagens. Ela varia segundo o videogame. Basta reparar no ícone do canto superior direito qual o botão que está relacionado a cada uma das habilidades. Depois, basta apertar e quando os personagens estiverem no solo, automaticamente trocará de personagem. As formações, como dissemos são 3: Velocidade, Vôo e Poder. Cada personagem tem também um botão próprio de ataque. A ação pode ser acionada usando o botão de pulo, apertando-o duas vezes. Eles variam segundo o console, portanto, confira o manual do seu jogo. Vamos nos referir genericamente a botão de Ação quando formos falar das habilidades.
As habilidades são específicas para cada tipo de personagem e algumas são específicas do personagem. Mas há uma habilidade comum: é a Team Blast. Na barra de tensão, quando esta for toda preenchida será possível acionar o Team Blast, um ataque que acaba com todos os inimigos ao redor, que é diferente para cada equipe. Basta apertar o botão que for indicado. Após o Team Blast, os ataques dos personagens do Team Sonic ficam ressaltados. O Sonic, por exemplo, pode fazer um ataque que se assemelha ao Lightning Attack do Sonic Adventure 2. Existe um modo de preencher facilmente a barra de tensão: basta ficar apertando o botão de ataque. O truque dá melhor com a formação de vôo se você ficar mandando ataque e ao mesmo tempo apertando o botão de trocar de personagem.
Habilidades da Formação de Velocidade
Rocket Acel: é um ataque em que os membros da equipe atiram o líder para a frente, para destruir inimigos. Para fazê-lo, segure o botão de ataque e quando todos se juntarem, solte-o.
Homming Attack: é um ataque aéreo, em que o personagem primeiro pula e depois se projeta à frente, útil para ganhar impulso, velocidade e detonar inimigos. Basta apertar duas vezes o botão de pulo.
Spin Hold: semelhante ao Homming Attack, mas esse é no solo, uma espécie de esfera que rola pelo chão, destruindo todos os inimigos. Para acioná-la, ao andar aperte o botão de ação.
Solo Attack: como o nome já lembra, é um ataque que o personagem faz sozinho. Quando o personagem estiver parado, aperte o botão de ação e ele fará este ataque. O Sonic e Shadow são uma rasteira. O Espio atira estrelas. E Amy faz um ataque com o seu martelo.
Tornado Attack: é uma espécie de tornado que se forma em volta dos personagens. Basta pular e depois apertar o botão de ação. O Espio ficará invisível, útil nas fases dos sapos.
Light Dash: habilidade do Sonic e Shadow de seguirem uma seqüência de anéis. Basta apertar o botão de ataque.
Propeler Hammer: habilidade exclusiva da Amy. A Amy ficará voando rapidamente giranto seu martelo. Aperte o botão de vôo e depois o botão de ação.
Tringle Jump: quando estiver entre duas paredes, essa habilidade é necessária caso queira passar por elas sem andar no solo. Muitos lugares são secretos ou não tem solo e só será possível passar com essa habilidade. Basta dar dois pulos em direção à parede e quando ficar nela, apertar mais uma vez o botão de pulo.
Habilidades da Formação de Vôo
Ascending Flight: o personagem da formação de vôo pode carregar os outros por um tempo limitado que aparecerá numa barra de energia. Basta segurar o botão de pulo e ir para a direção desejada.
Quick Ascent: é igual ao Ascending Flight, mas ele dá maior impulso e velocidade - e gasta mais energia ainda. Basta apertar duas vezes o botão de pulo.
Thunder Shoot: com essa habilidade o personagem de vôo atirará os personagens contra os robôs. Para isso basta fazer o ascending flight e apertar o botão de ação.
Solo Attacks: cada um também tem seu ataque solo, bastando apertar botão de ação enquanto estiver no solo. O Charmy dará uma ferroada, Cream mandará Cheese atacar e Tails e Rouge disparam bombas falsas para confundir os inimigos.
Habilidades de Formação de Poder
Auto Homing: basta se aproximar de um robô, e os outros componentes atacarão ele (pouco recomendável, às vezes falha).
Forward Power Attacks: são habilidades para atacar robôs. Basta apertar o botão de ação. O Knuckles e Omega vão disparar socos, Big usa um ataque com um guarda-chuva e Vector esmaga os inimigos.
Remote Power Attacks: uma série de ataques para detonar os inimigos. Knuckles e Omega usam socos giratórios, Big e Vector lançam os outros como bolas de fogo. Para fazê-lo, primeiro faça o Forward Attack e depois o botão de ação.
Wide Power Attacks: com um único ataque, o personagem detona todos os robôs próximos. Knuckles lança um soco no chão, Omega usa sua metralhadora, Big usa a sua vara e Vector usa seu terrível hálito para deixar os iniomigos confusos. Para fazê-lo, primeiro faça o Remote Power e depois aperte o botão de ação.
Fighting Pouse: é a posição de ataque. Segure o botão de ação.
Fireball Jump: com ele Knuckles e Omega podem saltar enquanto giram os outros componentes. Primeiro faça a Fighting Pouse e depois aperte o botão de pulo.
Fire Dunk: com eles Knuckles e Omega podem fazer ataques especiais enquanto giram com os outros personagens. Faça o Fighting Pouse e aperte o botão de ação.
Body Press/Hammer Down: Com eles Big e Vector usarão seus corpos como se fosse um martelo. Para isso, aperte o botão de pulo e depois o botão de ação.
Triangle Jump/Umbrellla Descent/Bubblegum Descent: nome difícil, mas nada mais é do que os personagens planarem um segurando na mão do outro, necessário para subir pelos ventiladores. Basta apertar duas vezes o botão de pulo.
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