Google+ Hartsonic The Hedgehog: Sonic Rush Adventure

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sábado, 18 de dezembro de 2010

Sonic Rush Adventure


Dois anos após o lançamento do, considerado por muitos o melhor jogo 2D da geração atual, Sonic Rush, finalmente é lançado sua continuação: Sonic Rush Adventure. Com uma temática bem diferente, trata-se de viagens pelo mar e explorar ilhas escondidas. O jogo está repleto de novidades, vale a pena conferir.
Novidades
A grande novidade deste jogo é justamente o tema principal dele, navegar pelo mar. O jogo se passa todo no mar e as fases são ilhas, ou seja, em Sonic Rush Adventure você deve, primeiramente, encontrar as fases antes de poder jogá-las e para isso você usa os veículos que Tails vai construindo no decorrer do jogo, são 5 ao todo: Wave Cyclone (Jet Ski), Ocean Tornado (Veleiro), Aqua Blast (Hovercraft), Deep Typhoon (Submarino) e Magma Hurricane (Topeira), porém este último é usado apenas para ir a fase extra, cada um com suas características próprias e podendo ir a locais diferentes, por exemplo, o Ocean Tornado não pode navegar no gelo, já o Aqua Blast pode, mas nenhum deles pode encontrar passagens subaquáticas, coisa que o Deep Typhoon faz, porém este por sua vez, não pode navegar em locais rasos, como bancos de areia. Com exceção do Magma Hurricane, todos os veículos são mini games, cada um tem sua jogabilidade própria e como todos são na tela de baixo do DS, usam a Stylus, o que os torna mais divertidos ainda.
Com relação aos gráficos, eles estão um pouco mais simples que o jogo anterior, principalmente os modelos dos personagens que nem sequer possuem dedos, isso se deve ao fato do jogo utilizar o cartucho de 64 megabits, mas os cenários estão mais bonitos.
As músicas estão um pouco melhores que a versão anterior, já que não são do estilo pegajoso, com exceção da primeira zona (Plant Kingdom).
Os Chefes estão mais criativos, dinâmicos e divertidos. A primeira mudança que se nota é em relação ao fato deles serem robôs e não o próprio Eggman como em Sonic Rush, outra mudança é em relação a barra de vida deles, agora eles precisam de muito mais do que apenas 8 golpes para serem destruídos o que torna o desafio ainda maior e quando suas barras de vida acabam, eles ficam atordoados e você precisa dar o golpe final para acabar com ele. Todos são em 3D e utilizam as duas telas ao mesmo tempo.
Outra novidade são as missões, que vão sendo habilitadas conforme você vai falando com os personagens da Southern Island ao longo do jogo, são ao todo 100 missões e as recompensas variam entre enfeites para a ilha, Medalhas, Esmeraldas do Sol, partes do Sound Test e as cut scenes do jogo.

Para acessar o menu do jogo aperte o botão Y a qualquer momento em que esteja na Southern Island, ele possui 4 opções: Stage Select, onde você pode jogar qualquer fase que já tenha completado ou ao menos encontrado, Sea Chart, onde você pode visualizar toda a Carta Naval e também pode selecionar uma fase através dela, use o direcional ou a stylus pra movimentar o mapa, pressione o botão L para diminuir o zoom e o botão R para aumentar o zoom, Save, onde você salva o jogo, ATENÇÃO: o jogo não é salvo automaticamente como em Sonic Rush, portanto você deve usar esta opção para que ele salvá-lo, e Items, onde você visualiza quantos matérias de cada você possui, além das Esmeraldas do Caos e Sol e as Medalhas, que são adquiridas nas missões. As outras opções do jogo estão disponíveis na casa da Marine, em Southern Island, no quarto a direita fale com o coala Setter e ele mostrará as opções de configuração do jogo, como Change Player Name, onde você pode mudar o nome do jogador, e Options, que está dividido em 3: Boss Dificulty, onde você altera a dificuldade dos chefes entre Normal e Easy (Fácil), Time Limit, onde você liga ou desliga o tempo limite nas fases, e Clear Data, onde você pode deletar seu save e começar o jogo do zero novamente, ainda neste mesmo quarto estão as opções do Time Attack e do Multi Player.
Como sempre, na série 2D os badniks estão presentes e cada fase possui seus próprios badniks, eles estão muito bem posicionados e se você não tiver cuidado eles irão de pegar. Os anéis também estão presentes no jogo, espalhados por todas as fases, servem para te proteger destes badniks e outras armadilhas, e quanto mais se junta, menos vulnerável se torna aos inimigos, pois quando atingido, basta recuperar parte dos anéis em volta e seguir em frente. Existem vários pontos de salvamento espalhados nas fases, eles salvam momentaneamente o tempo e local da fase, carregam 50% da Tension Gauge e se você morrer, ao invés de começar a fase do início, você irá continuar do último ponto de salvamento que passou. Os itens são aquela ajuda extra que o game oferece, escondidos dentro de monitores, basta tocá-los e se beneficiar do item que estiver dentro. São eles:
5 Rings: dá 5 Anéis extras.
? Rings: dá uma quantidade aleatória de Anéis extras, podem ser 1, 5, 10, 30 ou 50.
Shield: escudo simples, enquanto estiver com ele você perderá o escudo ao invés dos seus Anéis quando for atingido.
Magnet Shield: escudo magnético, além de proteger seus Anéis quando você for atingido, também atrai para você os Anéis nas suas proximidades, mas ao contrário do que ocorre no Sonic 3 & Knuckles, este escudo funciona dentro da água.
Invencibility: torna você invulnerável por aproximadamente 20 segundos, mas não protege contra esmagamentos ou quedas em precipícios, porém por alguma razão protege contra afogamentos nesse jogo.
1-UP: dá uma vida extra.
High Speed: aumenta a velocidade que seu personagem executa os tricks.
Tension Bonus: aumenta a Tension Gauge em 100%.
Max Tension Bonus: enche por completo a Tension Gauge.
A tela do jogo sofreu alterações com relação ao jogo anterior, mas continua com o mesmo esquema. No canto superior esquerdo está o contador de Anéis que marca o número total que você possui e onde você ganha uma vida na primeira vez que junta 100 e 200 anéis. No canto superior direito está o Tempo, se você ligou o tempo limite nas opções do jogo você terá no máximo 10 minutos para completar as fases, caso ultrapasse isso você perderá uma vida. No canto esquerdo da tela está a Tension Gauge, que serve para usar o Super/Fire Boost, e logo abaixo dela está o contador de vidas, que após zerado, você volta para southern Island e Tails lhe pergunta se você quer tentar a fase novamente, como se fosse o continue.
Esse jogo dá mais ênfase as manobras que a versão anterior, tanto é que o início das fases é em uma plataforma alta, com uma mola no final. A largada é no mesmo estilo do Sonic Advance 2 para o Game Boy Advance, como se fosse uma largada de corrida, porém desta vez é em 3D, onde você pode largar com grande velocidade se pressionar o direcional para frente no instante em que a palavra "GO!" aparecer e logo que bater na mola no final da plataforma já poderá fazer tricks para acumular a Tension Gauge.

Uma das maiores novidades neste jogo são os combos, agora quando você executa as manobras (tricks) estrelas vão aparecendo no canto superior direito da tela, além da pontuação que aparece no seu personagem, como mostrado na foto ao lado e quanto mais estrelas acumular, mais pontos da Tension você irá ganhar para cada manobra. Tal combo serve para aumentar a sua pontuação, facilitando muito tirar os Ranks S, além de que cada estrela acumulada carregará 2 pontos na Tension, mas para ganhar o bônus do combo, você deve finalizá-lo e para isso você deve fazer uma manobra usando os botões A ou R antes de tocar no chão, rail ou ainda em um item ou badnik, mas agora não tem mais a galera pulando na tela quando você finaliza o combo, pena.


Enredo

Certo dia, um misterioso sinal de energia apareceu no radar de Tails, então ele rapidamente chamou Sonic para que fossem investigar. Conforme eles voavam mar a dentro, uma tempestade surgiu do nada e os tirou do curso. Logo Tails perdeu o controle e eles caíram em parafuso em uma ilha. Ambos saíram ilesos do acidente, mas estavam completamente perdidos, então saíram em busca de ajuda. Rapidamente eles encontraram uma excitante guaxinim chamada Marine, que os contou que estavam em Southern Island. Ela não parava de falar um segundo e estava doida porque seus sonhos de navegar pelo mundo terem naufragado. Tails, que é um ás em consertar coisas, se ofereceu para reconstruir o barco de Marine na esperança que isso os ajudasse a encontrar um maneira de volta para casa. Enquanto Sonic explorava a ilha em busca de Matérias Primas, Tails começou a construir quatro barcos e rapidamente os terminou. Com estes rápidos navios de ação, Sonic cruzou os mares como um foguete onde descobriu não apenas ilhas ocultas, mas um bando de piratas em busca de (você tem três opções): a) Novas botas b) Um suculento abacaxi c) Um tesouro. Exato, esses trapaceiros, liderados pelo notório Capitão Whisker, tem pilhas de saque até onde se pode ver e ele não permitirá que alguém atrapalhe, especialmente Sonic the Hedgehog! Mas ele é rápido e os piratas não conseguiram detê-lo ainda, pois eles querem tirar Sonic da caçada pelas jóias preciosas. Como se não bastasse, enquanto Sonic corria neste mundo caótico, Blaze aparece. O que a terá trazido de sua dimensão alternativa? Cabe a você desvendar este mistério!
Personagens e Habilidades
Assim como em Sonic Rush, apenas Sonic e Blaze são jogáveis, porém Tails está presente no jogo, ajudando em vários momentos, temos a estréia da personagem Marine e dos vilões Capitão Whisker e Johnny:
Sonic the Hedgehog: Sempre que alguma coisa errada acontece, Sonic entra em ação, e sem dúvidas uma enorme catástrofe está sendo tramada. Quando ele e Tails caem em Southern Island, Sonic tem a estranha sensação que não foi por acidente que eles foram parar nessa ilha. Se eles não agirem rapidamente, Sonic teme que eles nunca mais poderão voltar para casa, mas isso antes dele perceber que existem problemas muito maiores para se preocupar.
Blaze the Cat: Blaze descende da realeza em um universo alternativo e ela nunca dispensa sua capa roxa, que levemente disfarça sua habilidade das manipular o fogo, afinal não a chamam de Blaze a toa! Quando encontra um inimigo, ela tira sua capa e criar ferozes chamas ou dispara bolas de fogo de suas mãos. Ela é a guardiã das Esmeraldas do Sol e leva isso muito a sério. Quando ouviu sobre os piratas ladrões, ela viajou através das dimensões para investigar. Ela ficou surpresa ao ver Sonic, assim como Sonic ficou surpreso ao vê-la e quando Blaze lhe contou sua história, ambos perceberam que há muito mais em jogo do que eles pensavam!
Miles "Tails" Prower: Esta brilhante raposa de duas caudas é o melhor amigo do Sonic e um mecânico muito habilidoso. Quando ele e Sonic ficaram encalhados em Southern Island, Tails construiu barcos na esperança que eles saíssem da ilha. Conforme Sonic lhe trazia novos materiais, ele construía quatro diferentes tipos de barcos. Com estes barcos, Sonic explorou as ilhas ao redor, onde descobriu um pilha de problemas!
Marine the Raccoon: Marine é uma amável guaxinim de Southern Island com uma paixão pelo mar. Ela faz todos a chamarem de capitã e construiu o barco de seus sonhos, então ela pode "zarpar" através do mundo. Contudo, na viagem de inauguração do SS Marine, ela percebeu que havia esquecido algo importante em seu barco, os freios! Tails se ofereceu para ajudar reconstruir o barco e marine ficou tão excitada que não sabia se ria ou chorava, então ela apenas falou muito. Sonic e Tails não entendem metade do que Marine fala, mas é muito divertido tê-la por perto.
Captain Whisker: Este rude capitão dos piratas está acostumado a encontrar inimigos em alto mar, porém Sonic lhe representa um desafio único: ele não é apenas rápido, mas também é o mais destemido de todos! o Capitão tem pavio curto, principalmente quando é testado, mas felizmente sua tripulação é totalmente fiel, então ele é capaz de evitar Sonic e continuar sua busca pelo tesouro.
Johnny: O braço direito do Capitão Whisker, Johnny é um falastrão que não gosta de perder, nunca. Ele se sente em casa no mar e está sempre procurando por fortes oponentes para uma corrida, mas poucos eram corajosos o suficiente para desafiá-lo antes de Sonic fazê-lo. Terá Sonic encontrado um rival a altura?
Boost: quando Sonic corre em alta velocidade por muito tempo, ele irá entra no Boost, que é quando sua velocidade aumenta muito. Existe várias formas de entrar no Boost, as mais comuns são, passar por aceleradores e bater em molas verticais, mas você também pode entrar neste modo apenas correndo por um bom tempo e quanto mais anéis possuir, mais fácil será entrar neste modo.
Spin Jump: quando Sonic pula, ele vira uma verdadeira bola, que devasta com tudo que há pela frente! Basta pressionar A ou B enquanto estiver no chão.
Spin: quando Sonic estiver com velocidade, aperte para baixo e ele rolará pelo chão destruindo inimigos e obstáculos.
Spin Dash: segure para baixo, e com ele pressionado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos.
Jump Dash: para realizar esta manobra basta pular ou cair de uma plataforma e enquanto estiver no ar pressione o botão R e Sonic ganhará impulso na direção desejada. Muito útil para ganhar impulso ou passar por cima de obstáculos.

Homing Attack: Sonic disparará em direção a um inimigo próximo acertando-o em cheio, para fazê-lo basta pular ou cair de uma plataforma e próximo ao inimigo ou item apertar o botão R.

Sonic Rail Trick: quando estiver deslizando por um rail aperte 3 vezes o botão R ou Y, para que Sonic execute 3 manobras valendo 1700 pontos, um total de 9 partes da Tension e levar a galera ao delírio.
Air Trick: quando for arremessado para o ar, por uma mola, rampa ou qualquer outro objeto da fase, fique apertando várias vezes o botão B e Sonic fará várias manobras no ar, somando pontos e preenchendo a Tension Gauge.
A Button Trick: manobra usada para finalizar um combo, quando estiver próximo de chão aperte o botão A, para fazer essa manobra, ganhar o combo acumulado e levar a galera ao delírio.
Hop Jump: quando for arremessado para cima, segure para cima no direcional e aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e dar um pequeno salto para cima. Esta manobra também pode ser usada para finalizar o combo.
Humming Attack: quando for arremessado para cima, aperte o botão R para Sonic dar um impulso para frente enquanto gira, podendo destruir inimigos e barreiras no caminho. Esta manobra também pode ser usada para finalizar um combo.
Super Boost: quando você pressiona o botão Y, Sonic irá criar uma explosão e correrá a uma velocidade incrível, muito maior que a do Boost simples, porém isso gasta a Tension Gauge, portanto faça manobras sempre que possível para ficar com a Tension cheia. Enquanto estiver nesta habilidade você fica invencível, contudo ainda morre pra esmagamentos, afogamentos e queda em precipícios.
Boost: assim como Sonic, se Blaze correr em alta velocidade por muito tempo, ela também irá entra no Boost, que é quando sua velocidade aumenta muito. Existe várias formas de entrar no Boost, as mais comuns são, passar por aceleradores e bater em molas verticais, mas você também pode entrar neste modo apenas correndo por um bom tempo e quanto mais anéis possuir, mais fácil será entrar neste modo..
Axel Jump: aperte o botão A ou B enquanto estiver no chão para Blaze pular e virar um pequeno tornado de fogo destruindo tudo o que há pela frente.
Burst Spin: quando Blaze estiver correndo, segure para baixo para que ela vire um pequeno tornado de fogo e saia deslizando pelo chão, porém, ao contrário de Sonic, Blaze perde muita velocidade nesta manobra.
Burst Dash: segure para baixo, e com ele pressionado, aperte A ou B. Quanto mais você apertar esses botões, maior será o impulso de largada. Com essa habilidade você consegue muito mais velocidade, para fazer subidas e acertar inimigos, mas como blaze sai girando, ela logo começa a perder velocidade.
Burst Ver: quando você pular ou cair de uma plataforma, segure o botão R para que Blaze ligue os jatos dos seus sapatos e comece a cair vagarosamente por no máximo 3 segundos, você pode controlar a direção que ela vai e se ficar pressionando várias vezes o botão R ao invés de segurá-lo por 3 segundos, poderá prolongar a distância que ela pode alcançar.
Blaze Rail Trick: quando estiver deslizando por um rail aperte 3 vezes o botão R ou Y, para que Blaze execute 3 manobras valendo 1700 pontos, um total de 9 partes da Tension e levar a galera ao delírio.
Air Trick: quando for arremessado para o ar, por uma mola, rampa ou qualquer outro objeto da fase, apertando várias vezes o botão B e Blaze fará várias manobras no ar, somando pontos e preenchendo a Tension Gauge.
A Button Trick: manobra usada para finalizar um combo, quando estiver próximo de chão aperte o botão A, para fazer essa manobra, ganhar o combo acumulado e levar a galera ao delírio.
Axel Tornado: quando for arremessado para cima, segure para cima no direcional e aperte o botão R para Sonic parar instantaneamente de ir para frente e dar um enorme salto para cima. Esta manobra também pode ser usada para finalizar o combo enquanto ela sobe pode destruir inimigos ou barreiras.
Jump Chip: quando for arremessado para cima, aperte o botão R para Blaze dar um forte impulso para frente ganhando muita velocidade, podendo destruir inimigos e barreiras no caminho. Esta manobra também pode ser usada para finalizar um combo.
Fire Boost: quando você pressiona o botão Y, Blaze irá criar uma explosão e correrá a uma velocidade incrível, muito maior que a do Boost simples, porém isso gasta a Tension Gauge, portanto faça manobras sempre que possível para ficar com a Tension cheia. Enquanto estiver nesta habilidade você fica invencível, contudo ainda morre pra esmagamentos, afogamentos e queda em precipícios.
Fases
São 7 ao todo, cada uma está dividida em 3 atos sendo os dois primeiros atos normais e o terceiro o chefe, mais a fase final e a fase extra, além de 16 pequenas ilhas ocultas no mar. A grande diferença neste jogo é que você deve literalmente encontrar as fases em alto mar, usando os barcos que tem disponíveis, portanto trace com cautela a sua rota, para não acabar perdido no meio do nada, porém não é possível voltar a Sky Babylon usando os barcos, já que ela flutua no ar e nenhum barco faz isso, então para voltar nela, use o Stage Select do menu ou selecione ela na Carta Naval. As fases são:
Plant Kingdom: uma floresta verdejante cheia de cogumelos gigantes, que lembram muito a Mushroom Hill do Sonic & Knuckles. Aproveite os cogumelos gigantes para fazer tricks e alcançar as partes mais altas da fase, que normalmente são os caminhos mais curtos. A única parte 3D dessa fase está no final do ato 1, onde você desliza por 3 rails desviando das minas. Chefe: Ghost Rex. Prepare-se para enfrentar um T-Rex mecânico, neste chefe você pode apenas andar lateralmente. Você deve acertá-lo na parte de cima da cabeça, fique correndo de um lado para o outro para desviar de suas mordidas e quando ele errar, ficará com a cabeça no chão, essa é a hora de pegá-lo. Quando ele vier correndo em sua direção acerte-o várias vezes seguidas na cabeça para evitar que ele o atropele.
Machine Labyrinth: hora de se aventurar em uma fase industrial, que apesar do nome, não é nenhum labirinto. Tome cuidado nas partes da Asa Delta, tente seguir as setas e se bater em algo cairá dela. Aproveite os jatos de ar para fazer tricks e também é possível fazê-los nos tambores que são a parte 3D dessa fase. Chefe: Ghost Pendulum. Uma enorme estrutura com, inicialmente, um pêndulo. Neste chefe você fica correndo em volta dele, o que é ótimo para pegar impulso, pois para acertar esse chefe, você deve acertar o pêndulo com força para que ele suba e acerte a cabeça do chefe, conforme a vida dele for baixando, outros dois pêndulos serão adicionados, um mais pesado que o outro, o que exige mais força para acertar o chefe, porém causam mais dano, cuidado quando for pular no pêndulo, pois as vezes saem espinhos deles. Os únicos ataques desse chefe são uma onda que ele provoca ao jogar uma parte dele no chão; basta pular no momento certo para escapar; o outro ataque é soltar um badnik que apenas fica andando para te atrapalhar.
Coral Cave: uma caverna cintilante, cheia de corais, algumas pedras preciosas e partes alagadas. Nas partes do carrinho de mina, você pode apenas pular, mas tome muito cuidado para pular os buracos, pois muitas vezes eles não tem fim e no final do segundo ato você é obrigado a cair com o carrinho e irá continuar em uma parte 3D, tome cuidado para pular as minas roxas e as poças de lava e quando houver bifurcação no caminho, siga sempre os anéis. Chefe: Ghost Kraken. Sim uma lula gigante. Novamente você corre em volta do chefe. Todos os ataques desse chefe são com seus tentáculos, fique correndo pra evitar que eles o acertem e para acertá-lo, basta pular no tentáculo diferente, o que tem ponta verde. De vez em quando ele leva a pequena ilha em que estão para baixo da água e limita o espaço com seus tentáculos, deixando apenas um pequeno espaço para você desviar de seus ataques, mas não precisa se preocupar por estar de baixo da água, pois aqui você não morre afogado.
Haunted Ship: bem vindo aos restos amaldiçoados de, o que outrora foi, um grande navio e junto também estão os fantasmas da tripulação. Esta fase está cheia de cordas azuis que servem como trampolim e pode-se fazer tricks nela, além dessa fase ter muitas partes verticais o que a torna ideal para a Blaze. Existem alguns barris que ficam na parte de cima e quando você passa por baixo deles, eles descem e te engolem, fique apertando os botões A ou B para se libertar, mas as vezes são úteis para se alcançar a parte de cima da fase. As partes 3D dessa fase são os canhões usados para passar de um navio ao outro, você é disparado e passa por várias argolas, quando for passar dentro das argolas, aperte o botão que está indicado nele para executar as manobras. Chefe: Ghost Pirate. nada como lutar contra um pirata gigante para finalizar esse ato. O palco da luta é um pequeno barco a vela, e seu objetivo é acertar a bola vermelha que está no peito do pirata, acerte-o algumas vezes e ela flutuará até a ponta do mastro, para chegar lá basta pular em um dos ganchos que estão pendurados. Seus ataques são de pouco alcance, ele tentará lhe acertar com sua espada, depois um chute e por fim outra espadada, ele também pode cuspir um pilar de fogo em você ou ainda algumas bolas de fogo que vão para frente rente ao chão, basta pular.
Blizzard Peaks: prepare seu Snowboard para relembrar o Sonic 3 e Sonic Adventure, enquanto você desce pelos picos gelados desta ilha a procura dos Vikings, se você ficou triste por Blaze não usar Snowboard em Sonic Next Gen, pode se alegrar, pois Tails tem uma prontinha para ela. Você joga com a prancha apenas até a metade do primeiro ato, sua jogabilidade é parecida com a do carrinho de mina da Coral Cave, você não pode parar ou dar meia volta, mas pode diminuir ou acelerar, portanto fique esperto para pular os precipícios que são comuns nessa fase. As partes 3D são as rampas verticais, onde você fica se aproximando e afastando da tela, local ótimo para fazer manobras. Chefe: Ghost Wale. Você está em um pequeno pedaço de gelo no meio do mar e uma baleia está a fim de te devorar. Antes dela tentar te morder, alguns badniks irão pular no gelo em que você está, destrua-os e evite ficar na ponta direita, pois é aí que a baleia irá morder, aproveite para acertá-la na cabeça e entra pela sua boca. Dentro dela você tem 30 segundos para correr e encontrar o dispositivo vermelho que existe nela, esse é seu ponto fraco, quando acertá-lo a baleia irá te expelir pelo buraco em cima da cabeça, então repita o processo.
Sky Babylon: "I'm Gonna, I'm Gonna, I'm Gonna". Bem vindo a ilha que desafia a gravidade, além dela flutuar, como a Floating Island do Sonic & Knuckles, existem vários dispositivos anti-gravitacionais nela. Essa fase sem dúvidas é uma referência aos Babylon Gardens do Sonic Riders, além das cores serem parecidas, existem as mesmas plantas crescendo nos mesmo pilares e o ritmo da música da fase lembra a música de abertura desse jogo. Sem dúvidas Blaze tem vantagem nessa fase, pois além dela conseguir cortar caminho com seu Axel Tornado, existem várias partes que estão em chamas, mas como Blaze controla o fogo, ela passa sem problemas. As partes mais difíceis dessa fase são os balões, você deve controlá-los com cuidado, pois se ele bater em qualquer coisa, explode, e você terá que tentar cair em um lugar seguro para voltar e esperar que outro balão apareça. Chefe: Ghost Condor. Próximo das nuvens, na tela de cima, está o chefe e você na parte de baixo está correndo por um caminho reto, pegue todos os anéis logo de cara, pois eles não irão voltar, desvie de qualquer objeto vermelho que o chefe jogar e pule nos verdes, eles são trampolins que o levam direto pra cima onde está o chefe, agora se equilibre nas plataformas e acerte o chefe o máximo que puder, desviando de seus ataques. Enquanto estiver na parte de baixo, o chefe pode mandar uma das plataformas para tentar te acertar, se ela ficar do seu lado, prepare-se para pular, se ficar em cima de você corra de um lado para o outro para não ser atingido.
Pirates' Island: bem vindo a ilha dos piratas, como se pode imaginar é um local cheio de canhões e catapultas, tudo o que você precisa para defender uma ilha. Quando você encontrar um canhão, espere que ele esteja mirado para cima antes de dispará-lo, depois pule no jato de água disparado que serve como um rail, mas seja rápido, pois a água não dura muito tempo. Prepare-se também para nadar com golfinhos, que também são a parte 3D dessa fase, a jogabilidade com eles é parecida com a prancha da Blizzard Peaks e o carrinho de mina da Coral Cave, ou seja, você pode apenas ir para cima ou para baixo e pode acelerar ou frear o golfinho, mas não pode ir para trás, tome muito cuidado, pois se você bater nas paredes irá cair do golfinho, portanto prefira seguir sempre pela rota de cima para não correr o risco de cair num precipício. Chefe: Captain Whiskers and Johnny. Sim, agora você enfrentará cara a cara o capitão Whiskers e seu fiel ajudante, Johnny, ao mesmo tempo. Cada um deles tem sua barra de vida separada e você precisa derrotar os dois. Não tem muito segredo, fique correndo de um lado para o outro e acerte-os quando estiverem parados, tome apenas cuidado quando Whiskers pular, pois ele tentará cair em cima de você e fará uma explosão no chão, pule para desviar. existem várias plataformas na parte de cima da tela e de vez em quando cerras aparecem no chão e ficam indo de um lado para o outro, a melhor coisa a fazer é procurar uma plataforma que esteja vazia, para ficar.
Big Swell: não é uma fase, mas sim um chefe e um bem complicado por sinal. Ghost Titan é seu nome, ele possui vários ataques e fica boa parte do tempo no céu e o único jeito de atingi-lo é usando um dos canhões que aparecem ou no canto esquerdo ou no direito do barco onde você está, porém esses canhões estão protegidos por um escudo e para destruir esse escudo, você deve rebater os mísseis que o chefe atira em você, ou pode dar uma de kamikaze e pular no escudo, mas isso irá te machucar também. Depois de destruir o escudo fique acertando o cano do canhão até que ele exploda, então pule dentro do canhão e uma mira aparecerá no chefe e ficará andando aleatoriamente, preste atenção e dispare somente quando ela estiver exatamente na cabeça dele, se acertar você causará um bom dano e subirá podendo quicar algumas vezes nele. Muito cuidado quando a vida dele acabar, pois antes que você possa dar o golpe final, ele tentará te matar disparando dois raios da cabeça, um para cada canto da tela, fique exatamente no centro, em baixo da cabeça dele, e espere ele baixar a cabeça para acertá-lo, mas tome muito cuidado, pois os raios vão se aproximando e se te acertarem é morte instantânea, não importa quantos anéis você possua.
Deep Core: comum a grande maioria dos jogo do Sonic, depois do eternizado Sonic & Knuckles, há uma fase secreta neste jogo e como manda a regra, ela será habilitada após você conseguir todas as esmeraldas, as Chaos e Sol. Logo após você conseguir a última, salve o jogo, saia do menu, então começará uma CG e logo depois de toda a conversa, Tails construirá o Magma Hurricane para seguir os vilões. Você jogará com Super Sonic e Burning Blaze ao mesmo tempo, mas controla apenas um por vez e pode trocar a qualquer momento apertando o botão R. Você está agora voando em cima de um rio de lava, na parte de baixo da tela, e o Egg Wizard está na parte de cima da tela. Com Super Sonic seu único ataque é criar um escudo refletor na sua frente, que rebate os objetos jogado pelo chefe, para fazê-lo basta apertar os botões X ou Y, se você segurá-los por alguns instantes Sonic irá carregar e o escudo criado será mais forte, podendo rebater os objetos maiores lançados pelo chefe, já a Burning Blaze lança bolas de fogo para frente, são ótimas para acertar o chefe, e se você segurar os botões por alguns instantes Blaze irá carregar para lançar bolas maiores de fogo, que são mais fácies de acertar e fazem mais dano. Aperte o botão A com qualquer personagem para usar dashes em qualquer direção. Como sempre a forma super consome 1 anel por segundo e os anéis são compartilhados, ou seja é a mesma quantidade pros dois personagens, portanto pegue anéis sempre que possível, pois se eles acabarem você perde uma vida.
Estágio Especial

Para conseguir as Esmeraldas do Caos, você deve entrar nos Estágios Especiais, que são corridas de Jet Ski contra seu rival, Johnny, mas antes você deve encontrá-lo em alto mar e desafiá-lo. Johnny está em sete locais diferentes do mapa, em cada um você correrá por uma esmeralda diferente, esses locais estão marcados no mapa por uma pequena bola clara, como mostrado na primeira foto acima bem no centro da tela de baixo, então trace sua rota até lá e se fizer tudo certo aparecerá a cabeça de Johnny no mapa, quando estiver chegando perto, mostrado na segunda foto acima, então Sonic pára e Tails o avisa que Johnny está por perto e pergunta se quer desafiá-lo para uma corrida, escolha a primeira opção, Approach, e começará a corrida valendo uma Esmeralda do Caos. É possível chegar a quase todos os locais onde Johnny está usando o Wave Cyclone, mas pode ser com qualquer outro veículo. Com relação as Esmeraldas do Sol, elas não são encontradas em Estágios Especiais, mas são adquiridas completando missões, fale com Gordon, ele fica na doca do Ocean Tornado, e ele te dará essas missões, as missões são derrotar uma versão mais difícil de algum chefe já derrotado ou passar uma Ilha Oculta com apenas uma vida, mas antes você precisa encontrar essas ilhas.
Modos Time Attack e Multi Players
Como de costume nos jogos do ouriço, há o modo Time Attack neste jogo, ele é destravado após você completar o primeiro ato do jogo e para acessá-lo, entre no quarto a direita na casa da Marine em Southern Island e vá até a ampulheta. Você poderá jogar todos os atos, incluindo os chefes, além das Ilhas Ocultas e 3 cursos de várias voltas, no estilo do Sonic 3 do Mega Drive. Também é possível fazer Time Attack com os veículos através do Viking Cup, basta falar com Norman na doca do Ocean Tornado, aqui você tem 2 atos com cada veículo para fazer seu melhor tempo e com o Wave Cyclone você pode jogar nas corridas das Esmeraldas do Chaos, descritas acima, mas fique atento, pois os cursos do Viking Cup mudam cada vez que você melhora os veículos. Assim como em Sonic Rush, toda vez que for jogar uma fase no Time Attack, um replay do seu melhor jogo irá aparecer junto com você, esse fantasma, como é chamado, irá representar seu melhor tempo naquele ato, ou seja, se ganhar dele você terá batido seu melhor tempo, mas ao contrário do Sonic Rush, neste jogo fica salvo apenas o fantasma do seu melhor tempo. Que graça teria ficar fazendo Time Attack sem ter uma tabela mundial para você comparar seus tempos e tentar ser o melhor? Nas opções do Time Attack existe a opção Nintendo WFC Ranking onde você pode enviar seus tempos para a Nintendo WFC via Wifi e comparar seus tempos com o rank mundial, quando você enviar seus tempos, automaticamente os melhores do mundo serão baixados para o seu DS e toda vez que terminar um ato e conseguir o melhor tempo, aparecerá a opção para enviar o tempo a Nintendo WFC, mas você pode apenas competir mundialmente nos 14 atos principais do jogo, sem os chefes.
Já no modo Multi Players, acessado na máquina ao lado da ampulheta do Time Attack, você joga contra outra pessoa, que pode ser desde um amigo com um DS ao seu lado ou contra uma pessoa qualquer no mundo, que esteja conectada a rede, mas para isso você precisa de uma conexão bem rápida. As opções do Multi Player são: DS Wireless Play: aqui duas pessoas que possuem o jogo podem jogar, basta que uma crie a sala e a outra conecte-se a ela, DS Download Play: nesta opção uma pessoa que possui o jogo, cria esta sala e outra que não possui o jogo conecta-se a ela e faz o download do jogo para que possam jogar, Nintendo WFC: onde você pode enfrentar uma pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que ambas estejam conectadas a rede pelo Wifi, após conectado você pode escolher entre duas opções: Grand Prix, aqui você joga contra uma pessoa qualquer no mundo, valendo pontos e recordes na sua tabela de Win/Loose/Draw, e a outra opção é Friend, onde você joga contra alguém conhecido que esteja registrado na Friend Hoster. Em Friend Settings você pode ver seu Friend Code, que lhe é fornecido na primeira vez que conectar na WFC, registrar o Friend Code de alguém à sua lista e ver a lista completa dos 30 últimos Friend Codes adicionados. A última opção do modo Multi Player é o Versus Record: onde você vê seus recordes de vitórias, derrotas e empates. No modo Multi Players você pode jogar dois tipos diferentes de jogo: Race: aqui um jogador obrigatoriamente deve ser o Sonic e o outro a Blaze, este jogo nada mais é que um corrida em um dos 14 atos normais do jogo ou uma das 3 R Islands, seu objetivo é terminar a fase antes do seu oponente antes que o tempo acabe. Na parte de baixo da tela uma barra lhe mostrará a posição dos personagens em relação a você, existem itens novos nesse modo, além dos normais, como por exemplo itens que reduzem a velocidade do oponente ou invertem os controles dele, etc, e as caixas de item ficam alternando rapidamente entre os todos os itens, sempre intercalando entre anel e outro item. Neste modo você ganha 1 barra da Tension a cada segundo que ficar em segundo lugar e se for atingido, ao invés de perder todos os anéis, você perderá apenas 10. Outro modo do Multi Player é o Collect Rings: você pode jogar em três pequenos estágios e seu objetivo é pegar mais anéis que seu oponente antes do tempo acabar, tente pegar anéis nas caixas de itens, que reaparecem depois de um certo tempo e aproveite os interruptores laranjas para pegar anéis, que após usados eles ficam azuis, mas depois de um tempo voltam a ficar laranja. Aproveite também para bater no seu oponente e roubar alguns anéis.
Destraváveis
Existem várias coisas para se habilitar neste jogo:
Sound Test: após derrotar o chefe final, Muzy irá aparecer em Seagull Beach, fale com ele e você receberá as missões, complete-as e uma parte do Sound Test será destravada, complete todas as missões dele para liberar todo o Sound Test. São ao todo 124 sons e músicas;
Filmes: Kylok aparecerá na doca do Wave Cyclone logo após você encontrar sua ilha, que fica antes da Haunted Ship, conforme você vai falando com ele, novas missões lhe serão dadas e conforme as for completando novas cut scenes e os filmes em 3D serão liberados. São ao todo 70 filmes;
Viking Cup: após derrotar o chefe da Blizzard Peaks, Norman irá aparecer na doca do Ocean Tornado, fale com ele para jogar o Viking Cup;
Estágio Extra: pegue todas as Esmeraldas do Chaos e Sol.
Curiosidades
Conforme você avança no jogo a música da Southern Island vai mudando aos poucos, ficando mais alegre;
Experimente cutucar os personagens com a Stylus, enquanto estiverem parados na tela de baixo!
A Hidden Island nº 16 tem o mesmo percurso da fase Leaf Storm Atc 1 de Sonic Rush.
Análise Técnica
Como dito anteriormente, pelo fato do jogo utilizar o cartucho de 64Mb, os modelos dos personagens tiveram que ser simplificados, a ponto de nem sequer terem dedos, para que o jogo coubesse nele. Isso devido a enorme quantidade de extras que o jogo possuí, porém os cenários estão melhores e as músicas com boa qualidade também. Os mini games, são sem dúvidas, o ponto forte do jogo, pois são criativos, bem feitos e acima de tudo, divertidos.
Avaliação
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,5
Nota Geral: 9.75

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