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sábado, 18 de dezembro de 2010

Sonic Rushnoariddu

Depois do sucesso de Sonic nas plataformas Nintendo, o personagem achou sua “nova casa”, apesar de outros games como Heroes, Mega Collection, Gems Collection e Riders serem multiplataforma. Sonic Rush chega para manter o legado de bons games no Game Boy Advance, mas, desta vez, no mais novo portátil da empresa, o Nintendo DS. No ano passado, a SEGA já havia mostrado uma demo do que poderia ser o game, totalmente em 3D, e com o objetivo de usar a touch screen para fazer Sonic correr o mais rápido possível para passar de fase. Porém, o tempo passou e absolutamente tudo mudou, e aquela demo virou um plataforma 2D como todos nós gostamos. Veja no veredicto abaixo se Sonic Rush honra a série, ao contrário dos últimos lançamentos (Heroes, Shadow).
Sobre o Nintendo DS
O Nintendo DS é um novo sistema portátil, que deverá competir com o PSP, novo portátil da Sony. O videogame trabalha com duas telas, de 3 polegadas cada uma, sendo uma das telas sensíveis a toque, o mesmo princípio de caixas eletrônicos ou PCs de mão. Tem conexão wireless (sem fio), e é possível que várias pessoas disputem uma partida. O sistema também tem um sistema de reconhecimento de voz. Durante os jogos, os personagens irão interagir com o sistema, e o game se passará, portanto, nas duas telas. DS vem de Dual Screen, duas telas em português.
Novidades
O jogo é feito em gráficos que misturam duas dimensões com três dimensões. Ou seja, é um jogo de plataforma com construções tridimensionais. Durante o jogo os personagens interagem com o universo exterior, através de diálogos. Contudo, são apenas algumas falas sendo, no máximo, pequenas frases, já que os diálogos, que rolam no mapa geral, resumem-se em textos. Sonic poderá encontrar os seus velhos amigos para dar uma forcinha. Os robôs lembram um pouco os inimigos de Sonic Heroes, e quando você perde anéis, você praticamente tem chance de recuperar todos, pois não é apenas uma quantidade mínima que se perde.
O ouriço conta com novas habilidades, como o Nitro Burst, que fará com que o já rápido personagem, possa se virar de maneira mais rápida nas fases. As fases contam com mapa, e a chamada de cada fase ficou bem legal: na tela de cima aparece a fase e o ato, numa tela bem construída, e na tela de baixo o personagem se prepara. Assim como em Sonic Advance 2, a fase geralmente começa com o personagem em movimento.
Mas a principal novidade do jogo é a nova personagem, Blaze the Cat, que você vê na foto ao lado. Ela faz parte de um universo paralelo ao universo de Sonic, e ela enfrentará um novo inimigo, uma outra "espécie de Eggman" - Eggman Nega. No mundo dela ao invés das tradicionais Chaos Emerald (Esmeralda do Caos), há as Sol Emeralds.
Os demais elementos dos jogos Sonic estão presentes: os anéis, os monitores, os loopings, obstáculos como espinhos, precipícios, os postes de salvamento de jogo, etc. Uma novidade é esta barra ao lado. É a Tension Gauge, que quanto mais preenchida for, lhe dará a velocidade máxima. Cada vez que você ganhar pontos (Anel não conta), você irá ganhar mais potência para Tension Gauge, passar por Checkpoint também conta. O máximo que a Tension Gauge pode atingir é 300% quando chegar no máximo, o personagem comerá a brilhar com cores do arco-íris. Quando isso ocorrer, você não perderá forças quando usar o Super Boost/Fire Boost. Nessa hora você pode abusar dessa técnica, mas quando acabar você deve perder 100% ou seja 1 barrinha inteira e aí a barra volta ao normal. Quando você estiver usando Tension Gauge você poderá derrotar qualquer inimigo tocando-o para o espaço. Outra inovação do jogo é a presença de rank, o que é inédito nos jogos de plataforma do ouriço. Existem 4 ranks: C, B, A e S. O objetivo do jogador deve ser conseguir o S.
Mesmo podendo jogar com 2 personagens, em 2 estórias paralelas, e tendo que pegar as esmeraldas para fazer o verdadeiro final, no geral, Sonic Rush é bem curto. Se você já for um viciado na série, em um dia dá para terminar tudo, sendo que as bônus é que darão um maior trabalho (mas nem tanto). Depois de terminada a aventura normal, com os dois personagens, e tendo pego as 7 esmeraldas, uma opção extra ficará habilitada no “Gameplay”, sendo que é nela que você enfrentará o verdadeiro chefe final. Mas para quem está interessado em uma diversão a dois, o modo “Battle Play” oferece a clássica corrida pra ver quem termina a fase primeiro. Existem ainda itens especiais que podem ser usados para atrapalhar o adversário, tornando o modo mais interessante. O melhor é que pode-se experimentar o modo com apenas um card, mas as opções ficam mais limitadas e ocorrem vários slowdowns. Depois de terminada a aventura, a opção “Time Attack” fica disponível no menu principal, sendo o objetivo terminar as fases ou derrotar os chefes no menor tempo possível.
Enredo
Tudo começa quando, de repente, um estranho distúrbio no mundo de Sonic acontece, fazendo com que uma dimensão paralela invada o local, ainda parcialmente. É claro que nosso herói corre atrás de informações para saber o que está havendo e, de repente, encontra com um estranho personagem, muito parecido com Eggman. Se trata de “Eggman Nega”, vilão que veio dessa outra dimensão, com as misteriosas “Sol Emeralds”. Além disso, outra estranha personagem, “Blaze the Cat”, também aparece. Na verdade, todos são alter-egos dos outros, porém em mundos diferentes: Blaze representaria Sonic, Eggman Nega, Eggman, e as Sol Emeralds, as Chaos Emeralds. E todo esse problema dimensional foi causado pelas Sol Emeralds, e agora, ambos os Eggmans querem unir seus poderes com todas as esmeraldas para enfim, formar uma dimensão paralela onde eles poderiam governar seu próprio mundo.
É nessa hora que Sonic e seus amigos, juntamente de Blaze, devem unir suas forças para combater essa ameaça dupla. Enquanto Sonic corre atrás de Eggman Nega, Blaze vai atrás de Eggman para recuperar as Sol Emeralds, e voltar em paz para seu mundo.
Personagens e Habilidades
Além de, claro, poder jogar com Sonic, Blaze é a outra personagem disponível. Ela é bem séria, fala pouco e não quer a ajuda de ninguém. Porém, quando conhece Cream, começa a mudar, aos poucos, esse pensamento, principalmente quando recebe o auxílio de nosso querido ouriço. Além dos dois, os outros personagens da série aparecerão para ajudar o Sonic. Os vilões são Eggman e Eggman Nega. Cada um dos personagens principais têm suas habilidades particulares, confira cada uma:

Sonic the Hedgehog

Sonic têm seus tradicionais pulos e spin dashs (baixo+pulo), mas também pode dar um chute no ar, apertando frente+R e também um dash aéreo (aperte R quando estiver no ar quando for arremessado por uma mola ou algum impulsionador).




Blaze the Cat

A nova personagem têm basicamente os mesmos movimentos de Sonic (sendo feitos com a mesma combinação de botões), mas a forma como eles são realizados é diferente. Por usar um tênis com propulsão à jato, ela pode planar por um tempo limitado.
Análise Técnica
Os gráficos são maravilhosos, com fases bem desenhadas (apesar de não serem muito animadas) e belíssimas animações para os personagens e inimigos. Quando a ação vai para os chefes, tudo fica em 3D, e é algo tão belo que não parece estar rodando em um Nintendo DS, que supostamente só deveria ter gráficos de Nintendo 64 pouco piorados, e o que acontece é totalmente o contrário, (apesar de algumas texturas feinhas, mas aí não há nada a ser feito) e a animação de tudo é soberba. Confira abaixo como funciona o trabalho das duas telas:
-
Sonic Rush certamente possui uma das melhores trilhas sonoras da série. São músicas animadas e do tipo grudentas, que você se pega cantando o ritmo da mesma (já que não são cantadas). Todas, sem exceção, são muito boas, principalmente a música final, de qualidade fantástica e sendo talvez a melhor de chefe final da série (junto com Live and Learn, de Sonic Adventure 2).
Fases
O maior problema é que as fases são as mesmas para ambos, mudando apenas a ordem de aparição, o que pode ser meio frustrante para quem espera partes exclusivas para cada. A única grande diferença na aventura seria o fato de Sonic poder pegar as esmeraldas, através dos estágios especiais. Cada fase é composta de 3 atos, sendo dois de fase normal, e o terceiro ato o chefe. Ao longo do correr do jogo, poderá aparecer os personagens clássicos para dar uma mãozinha. Antes de entrar em qualquer Zona, você andará por um mapa e você escolherá a Zone em você quer ir, mas elas só serão liberadas no decorrer do jogo. Sonic e Blaze tem sua própria ordem de fase, como por exemplo: A primeira fase da Blaze é Night Carnival já do Sonic é Leaf Storm.
Zone 1 - Leaf Storm - Uma linda floresta verdeZone 2 - Water Palace - Um palacio cheio de águaZone 3 - Mirage Road - Pirâmides e Templos no deserto?Zone 4 - Night Carnival - Neste parque não falta animaçãoZone 5 - Huge Crisis - Uma base situada algures no oceanoZone 6 - Altitude Limit - Um passo em falso será o seu fim!!! Nessa fase você usará o Air Plane.Zone 7 - Dead Line - A clássica fase da base do EGGMANFinal Zone - Unknown - Zona do chefe final muito ruim!!!!Extra Zone - Super Sonic & Super Blaze VS Eggman e Eggman Nega
Special Stage
Os estágios especiais estão fantásticos. Eles seguem o estilo de Sonic 2 (Mega), ou seja, num visual pseudo-3D (mas aqui é tudo em 3D), você deve pegar o número de moedas necessárias para prosseguir e, no fim, conseguir a esmeralda. O bacana é que essa parte é toda controlada pela touch screen, dando uma precisão excelente. Em alguns estágios (principalmente os últimos), alguns inimigos também aparecerão, e para eliminá-los, basta clicar em cima delas com a caneta. Ainda existem molas que, quando atingidas, levarão Sonic para o ar. Uma seqüência de números aparecerá, então você terá que tocá-los na seqüência (1, 2, 3…) para ganhar moedas adicionais. Algumas seqüências são realmente difíceis, principalmente porque os números nunca ficam na mesma posição, e o tempo é curto. Acertá-las será essencial para conseguir as esmeraldas. Para acessá-los, é de uma maneira bem peculiar. Você precisa utilizar a sua Tension Gauge. Coletando as sete esmeraldas é possível virar Super Sonic e também Super Blaze. Mas infelizmente, mais uma vez a Sega pisou na bola, e fez essa opção apenas para a fase final. Para acessar o estágio, é necessário pegar aquela peça que tem uma estrela e que o Sonic pode girar em volta para ganhar impulso, com mais de 50 anéis e utilizar o Boost para girar muito rápido até entrar no estágio.

Ficha técnica
Nome: Sonic Rush
Plataforma: Nintendo DS
Gênero: Ação/Plataforma
Distribuidora: Sega
Desenvolvedora: Sonic Team
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: 15/11/2005


Avaliação
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 9,0
Nota Geral: 9,6

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